Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:03:47
Policial

Deslizamentos em três pontos da cidade assustam moradores

A Defesa Civil esteve presente em ambos os locais para avaliar riscos e sinalizar as áreas

Deslizamentos em três pontos da cidade assustam moradores

Foram constatados nesta semana três pontos de deslizamentos em Campo Largo. O primeiro foi constatado no bairro Francisco Gorski e o segundo no Jardim Social. A Defesa Civil esteve presente em ambos os locais para avaliar riscos e sinalizar as áreas.

Moradores da Rua Líbia, no bairro Francisco Gorski, ficaram assustados com desmoronamento de parte de um barranco após chuvas da última segunda-feira (30). A situação acabou comprometendo inclusive a rua, por onde trafegam veículos dos moradores.

“O desmoronamento acabou diminuindo a rua e já tem até rachaduras que mostram que pode acontecer mais um deslizamento. Acabou levanto as árvores e toda a vegetação que estava em volta. Aqui temos um problema sério, porque a rua não tem manilhamento, não tem boeiro, e é uma estrada de terra, que acaba absorvendo toda a água da chuva. Acredito que eles nunca vieram para fazer nenhum tipo de vistoria para alertar sobre essa possibilidade de desmoronamento, apesar dos moradores aqui sempre correrem atrás de melhorias”, conta o morador.

Ele completa dizendo que o fluxo está – até o fechamento da matéria – normal, porém a rua já está mais baixa e a rachadura na via preocupa. “Eles chegaram a vir para colocar manilhamento, mas não foi feito nenhum avanço, tanto que algumas manilhas desceram para essa região de mata, no barranco. Mais da metade da rua será comprometida se eles não agirem rapidamente, o que vai impedir o trânsito de carros”, ressalta.

Durante a avaliação feita pela Defesa Civil, foi deixado passagem para um veículo por vez, sendo então isolado parte da via. As obras feitas pela Secretaria de Viação e Obras foram iniciadas na última quarta-feira (01).

Ainda, o morador comenta que havia sido prometido, cerca de três anos atrás, asfaltamento desta rua, o que não foi realizado até o momento.

A Folha entrou em contato com a Prefeitura, que repassou a solicitação dos moradores à Secretaria de Viação e Obras, que colocará a rua no cronograma de obras.
Jardim Social

Já no Jardim Social o deslizamento foi registrado na Rua da Liberdade, também por ocasião das chuvas. Abaixo de onde aconteceu o deslizamento vive uma família, que teve sua residência vistoriada, não apresentando riscos.

Outro ponto em que foi registrado deslizamento, também no Jardim Social, foi na Avenida Brasil com a Rua da Liberdade. Segundo a Defesa Civil, esta situação acabou atingindo três casas - sendo que uuma deslizou a parede e o piso, mas estava desocupada, outra acabou causando o desalojamento de um senhor que está na casa de parentes e a terceira afetou o muro, que acabou caindo.