Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:31:39
Policial

Bombeiros socorrem bebê com obstrução respiratória no bairro Águas Claras

Bombeiros socorrem bebê com obstrução respiratória no bairro Águas Claras

Os socorristas do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento a uma bebê, no bairro Águas Claras, na tarde desta terça-feira (24/01), que estava com obstrução das vias aéreas.

A equipe do SIATE (cabo Cupozak e soldado Fidelis) deslocou rapidamente para o endereço, assim que recebeu o pedido de socorro pelo 193.

No local, se depararam com uma menina de 09 meses, apresentando vômito e com sangramento na via oral. A bebezinha possivelmente tenha colocado na boca uma peça de brinquedo e engoliu.

Após o atendimento dos Bombeiros a pequena criança foi encaminhada para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) 24 horas, mas já se encontrava bem.

 

Orientações 

Os sinais mais claros de que o bebê engasgou são:

Tosse, espirro, ânsia de vômito e choro durante a alimentação, por exemplo;

A respiração pode estar rápida e o bebê ficar ofegante;

Não conseguir respirar, o que pode pode causar lábios azulados e palidez ou vermelhidão na face;

Ausência de movimentos respiratórios;

Fazer muito esforço para respirar;

Emitir sons incomuns ao respirar;

Tentar falar mas não emitir nenhum som.

 

O que fazer?

A manobra para desobstruir ajuda a retirar o objeto que está causando o engasgamento. Para fazer essa manobra deve-se:

Deitar a criança sobre o braço com a cabeça um pouco mais baixa que o tronco e observar se existe algum objeto em sua boca que possa ser removido facilmente;

Inclinar o bebê, com a barriga sobre o braço, para que o tronco fique mais baixo que as pernas, e dar 5 palmadas com a base da mão nas costas;

Se ainda assim não for suficiente, deve-se virar a criança de frente, ainda sobre o braço, e efetuar 5 compressões com os dedos médio e anular sobre o tórax, na região entre os mamilos.

Repetir a manobra até que a criança apresente choro ou tosse sem dificuldade. Caso a criança fique inconsciente, é indicado iniciar a massagem cardíaca enquanto espera pelo socorro.

Mesmo que a criança apresente melhora, caso ainda exista suspeita de obstrução das vias aéreas por algum objeto ou alimento é importante procurar um pronto socorro para uma avaliação.