As castrações acontecem de forma gratuita para cães e gatos dos moradores destas três regiões
A Prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, recebe novamente o CastraMóvel, projeto de castração e microchipagem gratuita de cães e gatos. Dessa vez a ação será primeiro no Centro da Juventude, no bairro Bom Jesus, e depois segue para o pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, no Francisco Gorski, e para o Centro de Artes e Esportes Unificado (CEU), no Meliane. Podem participar os responsáveis pelos animais que moram nestes bairros e também em regiões próximas.
A ação é uma parceria com uma Unidade Móvel vinda do interior de São Paulo, começou no último domingo (22) e vai até a próxima quarta-feira (25). A gestão está oferecendo gratuitamente - para tutores e também para guarda solidária - o procedimento cirúrgico, o microchip e os medicamentos pós-operatórios. Contudo, precisa do apoio e mobilização da comunidade, bem como atenção dos responsáveis nos cuidados pós-operatório para garantir sua saúde e bem-estar do bichinho de estimação. Cerca de duas horas após o procedimento, o tutor pode levar o animal para casa.
Nos três locais onde a estrutura do Castramóvel vai passar foram organizadas instalações para receber os animais e seus donos, com setores específicos e até mesmo sala de espera para quem levar seu bichinho aguardar o procedimento. Estão sob o comando da ação a médica veterinária Fátima Lara, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, e também o médico veterinário Leandro Bueno, do Castramóvel. Além do apoio da equipe municipal, há muitos profissionais para este atendimento, entre veterinários e técnicos.
Vagas - Segundo levantamento da pasta, dos 240 animais cadastrados no domingo, 76 não compareceram, sendo um índice alto de faltosos e que acaba tirando a vaga de outras pessoas interessadas. Sendo assim, há vagas ainda disponíveis e para se cadastrar é só entrar em contato pelo aplicativo de mensagens WhatsApp nos números (41) 9855-8176 ou (41) 3291-5137, ambos são da Secretaria de Meio Ambiente. Quem fizer o cadastro agora entra na fila de espera e recebe as orientações para o procedimento e cuidados. Confira a programação para os próximos dias:
Data: 24 de janiero
Local: pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo
Público: bairro Francisco Gorski
Data: 25 de janeiro
Local: Centro de Artes e Esportes Unificado - CEU Meliane
Público: bairro Meliane
Leandro Bueno, veterinário e proprietário da Unidade Móvel Castramóvel, comenta que as pessoas estão mais conscientes da importância de uma campanha como essa. “A castração evita uma proliferação exacerbada e também doenças sexualmente transmissíveis, trazendo bem-estar para os animais”. Ele ressalta ainda que está animado com a adesão da população e que a meta é atender pelo menos 200 animais por dia.
Quem já participou - Adam Batista é tutor de um gato e disse que já estava no aguardo para fazer a castração, a ação veio em boa hora. Já a tutora Luciana Vaz contou que, “para nós que não temos condições de castrar é ótimo, agradeço a Prefeitura. Domingo estive aqui com meus cães e fui muito bem atendida, e nesta segunda voltei para acompanhar minha vó”.
Essa é a terceira ação realizada no município com Unidade Móvel de Castração e a Secretaria de Meio Ambiente disponibiliza um canal de comunicação com os tutores cadastrados, via aplicativo de mensagens WhatsApp, para tirar dúvidas e mandar informações após o procedimento, no número (41) 3291-5137.
A Prefeitura de Campo Largo esclarece que continuará disponibilizando a castração de cães e gatos de rua, após o término desta ação, por meio dos agendamentos nas clínicas veterinárias contratadas e via cadastro de protetores de animais, cujo chamamento público está em andamento.
Apoie o projeto, proteja seus bichinhos, avise os vizinhos e conhecidos das regiões, participe!