O início das aulas acontecerá após os dias de formação aos professores, nos dias 09 e 10 de fevereiro
Conforme divulgação feita pela Prefeitura de Campo Largo, ainda no final de 2022, as aulas das escolas municipais de Campo Largo está previsto para acontecer entre os dias 09 e 10 de fevereiro, com formação aos professores, e dia 13 retorno aos alunos.
O calendário prevê recesso no período de inverno entre os dias 10 a 21 de julho de 2023. O término do ano letivo está previsto para o dia 22 de dezembro.
“O ano de 2022 foi extremamente produtivo, especialmente pelo retorno das aulas no formato presencial, embora tenha apresentado grandes desafios, como recomposição da defasagem, resultado dos dois anos de pandemia, mas que gerou frutos bastante positivos. As escolas, secretaria e famílias estiveram unidas em prol do bom andamento da vida escolar dos alunos”, descreve Adriane Carneiro, da Secretaria Municipal de Educação.
Em entrevista, as representantes da Secretaria Municipal de Educação declaram que 2023 e 2024 ainda apresentarão grandes desafios, mantendo a proposta de retomada de conteúdos e revisão, mas são otimistas ao dizer que estão no caminho correto para a recuperação dos alunos que ainda apresentam dificuldades.
“Agradecemos pelo empenho dos profissionais da Educação e das famílias que seguem comprometidas em colher bons frutos na vida escolar dos nossos estudantes. Para 2023, o ponto alto são os 33% de hora-atividade, onde o nosso profissional terá sete horas de hora-atividade, ou permanência, onde ele poderá estudar, planejar e fazer intervenções com a família, avaliar sua turma, uma ampliação das quatro horas que aconteciam em 2022. Teremos mais profissionais nas escolas, iremos reorganizar o currículo a partir de blocos de trabalho, onde um a dois regentes entrarão em sala de aula para atender toda a parte curricular pensada”, explica Dorotea Stocco, secretária da pasta.
Essa mudança se dá em virtude de uma Lei, validada em 2021, com adequação do Município à Lei válida para todo o país, o que fez com que mais 160 novos profissionais fossem contratados. Campo Largo será um dos únicos municípios a cumprir a integridade da lei, conforme frisa a secretaria.
Terá ainda neste ano um trabalho focado na leitura e escrita, com o projeto-mãe Leitura Mágica, que distribuirá livros e incentivar o aluno a gostar de ler. Nos 4ª e 5ª anos terão telas interativas digitais, conectada com a internet, para serem utilizadas em momentos de pesquisa, tornando o momento ainda mais atrativo para o aluno.