Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 08:35:25
Geral

Período de fim de ano traz alerta para abandono de animais

Dezembro e janeiro são os meses que mais registram abandono de animais domésticos

Período de fim de ano traz alerta para abandono de animais

Chegadas as comemorações de fim de ano e férias escolares, infelizmente também aumentam os casos de abandono de animais domésticos. Muitas famílias que vão viajar, por não terem onde deixar seus animais, os abandonam durante a ausência. 

É comum também a adoção de filhotes nessa época para presentear as crianças no Natal, porém sem levar em consideração os cuidados que são necessários com o animal, bem como o tempo e o dinheiro gastos na convivência com ele. Além disso, lembra  Fátima Lara, médica veterinária da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, "há outros fatores que costumam levar ao abandono como: latidos excessivos, destruição de objetos, e até mesmo doenças e o envelhecimento, sem nenhum comprometimento com a vida do bichinho".

Sendo assim, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e também da Secretaria de Saúde, reforça que, ao adotar, é preciso levar todos esses fatores em consideração. "Cada fase da vida do animal de estimação demanda cuidados específicos. Alimentação adequada, vacinação, ambiente propício. São direitos que eles têm e que assumimos no momento do acolhimento, o que chamamos de guarda responsável", destaca Gisele Sprea, médica veterinária da pasta de Saúde.

Fica o alerta: pratique a guarda responsável, incentive e mantenha os cuidados com os animais nesta época e também durante todo o ano. Também denuncie maus-tratos agora no recesso nestes canais: telefone 181 da delegacia do Meio Ambiente, e 153 da Guarda Municipal. 

Lembrando que, no Brasil, o abandono de animais é crime previsto na Lei Art. 32 da Lei n 9.605/98, com pena de dois a cinco anos, multa e proibição da guarda.