As instituições ganharam armários estilo casinha, nichos, bancos e 27 novos parquinhos foram instalados
A brincadeira das crianças é levada a sério na Prefeitura de Campo Largo. A Secretaria Municipal de Educação investiu em 2021 e 2022 na renovação de mobiliário, brinquedos e parquinhos nas Escolas Municipais e Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs). Somente na Educação Infantil, o investimento nesses equipamentos nos últimos dois anos passou dos 2 milhões de reais.
Os CMEIS e Escolas ganharam armários estilo casinha, nichos, bancos, tatames, espelhos montessorianos, capas de chuva, rack para livros, brinquedos de madeira, circuito de motricidade (Circuito Pikler), entre outros, e 27 novos parquinhos foram instalados.
Desenvolvimento infantil - De acordo com o coordenador de Educação Infantil, Anderson dos Santos, o parquinho é um elemento indispensável nas instituições de ensino e deve ser pensado para ajudar no desenvolvimento das crianças.
“As propostas pedagógicas elaboradas pelo professor na utilização do parquinho devem proporcionar às crianças momentos de socialização, onde a criança possa brincar, fortalecer amizades, fazer descobertas, desenvolver as noções fundamentais como: rápido e devagar, dentro e fora, alto e baixo, para cima e para baixo, desenvolver a alteridade, a capacidade de resolução de problemas, a lidar com as frustrações e, ainda, se divertir muito escorregando, pulando, subindo e descendo, escalando. No parquinho a criança não apenas ‘passa o tempo’, ela se desenvolve nos aspectos psicomotor, afetivo e social”, explica o coordenador.
O município de Campo Largo atende 13.626 crianças na Educação Infantil e no Ensino Fundamental. São 39 escolas e 21 CMEIs em funcionamento no município.