Músicos e toda a população que quiserem participar do evento centenário poderão participar dos ensaios também
Já chega à sua 117ª edição a Seresta de Reis de Campo Largo, famosa nacionalmente pela tradicionalidade na comemoração e também por ser o fechamento oficial das comemorações natalinas da cidade. Em 07 de janeiro de 2023 a celebração volta a ser presencial após dois anos de restrição por conta da Covid-19, para grande alegria da organização e também dos fiéis participantes.
“Buscamos manter viva a Tradição Centenária da Seresta de Reis na condição que nos foi possível em 2021 e 2022, de forma online, devido à restrição imposta pela pandemia da Covid-19, buscando homenagear Jesus nascido dentro do espaço sagrado, com a participação virtual da comunidade. Para 2023, a princípio estamos nos preparando e desejosos que seja presencial. Como de costume, às portas da Igreja Matriz
Nossa Senhora da Piedade à meia-noite do dia 07 de janeiro de 2023, adentrando as primeiras horas da madrugada do domingo, com a serenata aos Padres e às Religiosas da Sagrada Família e, encerrando a cantata ao redor do Coreto da Praça Atílio de Almeida Barbosa, a nossa Praça da Matriz”, informa Kátia Santos, coordenadora da Seresta.
Ela comenta que caso haja alguma restrição, referente às incertezas quanto à situação de Saúde Pública, haverá apenas a seresta às portas da Igreja Matriz, contando com a participação da população devidamente protegida com o uso de máscaras e mantendo o distanciamento social. “Em última hipótese, havendo decreto restringindo a participação presencial, a Seresta será realizada com transmissão online através da página oficial ‘Seresta de Reis de Campo Largo’, no Facebook”, reintera.
Como será em 2023
A Tradição Centenária da Seresta de Reis continuará acontecendo à meia-noite do primeiro sábado para domingo do mês de janeiro, às portas da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, sendo entoadas as músicas tradicionais, seguindo à Casa dos Padres, Casa das Irmãs da Sagrada Família e encerrando ao redor do Coreto da Praça Atílio de Almeida Barbosa.
“Toda a população poderá participar. Aqueles que desejarem se unir aos instrumentistas deverão estar, para um breve ensaio, a partir das 22h, no Salão Nobre da Sede Paroquial”, convida Kátia. “No aspecto cultural é uma tradição Centenária da cidade que acontece em formato de Seresta e não de folia como no restante do país e, no aspecto religioso relembra os três Reis Magos homenageando Jesus nascido. Salve os Santos Reis! Salve Gaspar, Melchior e Baltazar! Viva a Sagrada Família e viva o Menino Jesus nascido”, finaliza.