Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 02:17:32
Geral

Papai Noel jovem encanta crianças e adultos em Campo Largo e região

Uma mistura de missão, dom no trabalho com as crianças e simpatia resultou no trabalho reconhecido do Papai Noel campo-larguense, Samuel Marochi

Papai Noel jovem encanta crianças e adultos em Campo Largo e região

Uma mistura de missão, dom no trabalho com as crianças e simpatia resultou no trabalho reconhecido do Papai Noel campo-larguense, Samuel Marochi, que encanta desde os mais pequenos aos mais idosos. Exercendo essa “profissão natalina” desde 2008, ele coleciona histórias para contar, mesmo ainda sendo bastante jovem, com 40 anos.

Tudo começou quando Samuel ainda trabalhava no Correios, e teve a oportunidade de trabalhar entregando presentes do projeto de cartinhas de Natal. “Naquela época eu me vesti de Papai Noel e fui nas casas das crianças que estavam participando para entregar os presentes. Eram áreas mais carentes e mexia muito comigo e com meus colegas esse trabalho. Lembro que eu entregava com a motocicleta dos Correios e as crianças ficavam encantadas e a gente sempre se sensibilizava com as situações apresentadas pelas crianças.”

Samuel relembra que em uma das ações do Correio, ele foi até a casa de uma criança que havia pedido um emprego para a mãe. “Foi uma entrega inesquecível, porque fomos literalmente ‘entregar um emprego’ e ajudar toda a família naquele dia. Nunca irei me esquecer destes momentos, que fizemos muitas entregas diferentes de presentes convencionais, que as crianças costumam pedir, inclusive cestas básicas”, relembra.

Ele atua com a esposa, Ivonete, que também é Mamãe Noel. “Nós não temos filhos, mas somos apaixonados por criança, por toda a sinceridade que elas têm e as brincadeiras. Como somos da Igreja Assembleia de Deus, nós estamos muito envolvidos com o Ministério Infantil, então essa afinidade com o universo infantil já vem de uma longa data”, comenta.

O Papai Noel da região
Foi no ano passado, em 2021, que Samuel foi convidado pelo amigo de longa data, Elias Casanova, para ser Papai Noel e teve sua primeira experiência profissional com o personagem. Ele circulou pelas cidades de Balsa Nova, Araucária, Itaperuçu e regiões próximas, se apaixonando ainda mais pela energia natalina.

“O meu amigo Elias disse que precisava de um Papai Noel original, com barba e cabelo verdadeiros, por isso eu deixei crescer e comecei a cuidar desde julho deste ano. Como ainda sou novo, não tenho cabelos ou barba branca, eu acabo pintando e realizando todo um cuidado especial. Isso é muito importante para que a experiência das crianças seja ainda mais verdadeira, pois elas são muito inteligentes e espertas, então sempre acabam puxando minha barba para ver se é de verdade mesmo”, revela.

Com um grande sucesso no ano passado, Samuel foi chamado para trabalhar novamente em ações neste ano de 2022, inclusive com locais pedindo exclusividade da presença dele, o que enxerga com grande satisfação, mas também muita responsabilidade. “Muitos lugares entraram em contato pedindo a presença do Papai Noel, desde que fosse eu. Fico muito feliz com o reconhecimento, porque tudo o que eu faço é com grande carinho”, comenta.

A agenda do Papai Noel Samuel anda bastante apertada às vésperas do Natal. No ano passado, ele foi o Papai Noel oficial da Balsa Nova e neste ano estará presente novamente na cidade do dia 19 ao dia 23, realizando carreata pelos bairros. Em Campo Largo ele participou da abertura do Natal, realizada no dia 25 de dezembro, no Centro e também participa das carreatas pela cidade feitas pela Prefeitura de Campo Largo. Além disso, também realiza presença em comércios de várias cidades.

Lembranças inesquecíveis
O Papai Noel tem um grande número de histórias inesquecíveis para contar. “Todos os contatos que eu faço, seja com crianças e adultos são muito especiais. Lembro-me que no ano passado, em Itaperuçu, tinha um menino chorando muito e eu achei que ele estava com medo, foi então que a mãe dele contou que ele é autista e estava emocionado, pois o sonho dele era conhecer o Papai Noel”, conta.
Durante a passagem da carreata de Natal em 2021, ele via muitas crianças na chuva, esperando eles passarem para acenar, tirar foto. Uma criança pequena chorava muito e estava molhada, por conta da chuva, quando a mãe explicou que ela estava muito ansiosa para a chegada do Papai Noel ao bairro. Ele perguntou se ela iria tirar foto, quando a mãe disse que não tinha celular ou câmera fotográfica para registrar o momento.

“Saindo deste bairro, nós começamos a subir a serra, quando um caminhão começou a nos seguir, então conseguimos ver que o pai caminhoneiro estava fazendo uma vídeo chamada para mostrar o Papai Noel para seu filho”, comenta.

Este ano, o Papai Noel Samuel já viveu alguns momentos emocionantes. “Na semana passada,  uma menina me entregou uma carta, pois ela queria que o Papai Noel fosse almoçar na casa dela no dia de Natal e me perguntou até mesmo o que eu gostava de comer. A gente se surpreende muito com a atitude das crianças”, relata.

Ele abriu um Instagram para a sua conta de Papai Noel e recebeu um pedido bastante distante. Uma criança da cidade de Maringá, norte do Paraná, pediu que ele desse a ela uma piscina de Natal. “Ela chegou a mandar até a localização da casa dela. Fiquei muito impressionado. Estou tentando apoio dos amigos para enviar para ela o presente.”

Ele conta que muitos adultos pedem fotos e o mais marcante foi o caso de um idoso que não conseguiu subir no caminhão para tirar foto com ele. “Eu disse que desceria para tirar foto com esse senhor, então, ao invés da escada, eu pulei do caminhão e o senhor ficou admirado comigo, me perguntou se eu fazia crossfit”, risos.

Mensagem do Papai Noel
Ele vai me mandar uma mensagem de Natal. Assim q enviar eu atualizo a matéria.