A palestra faz parte de um dos requisitos para o mínimo de 80 horas que a Polícia Federal exige para o porte de armas dos Guardas Municipais.
Na manhã desta terça-feira, (06/12), no Auditório da Prefeitura Municipal de Campo Largo, a Guarda Municipal promoveu uma palestra com o Delegado e recém eleito Deputado Federal, Matheus Araujo Laiola que, entre outros assuntos, destacou a problemática da causa animal.
A palestra faz parte de um dos requisitos para o mínimo de 80 horas que a Polícia Federal exige para o porte de armas dos Guardas Municipais. O Delegado abordou a pauta de maus-tratos a animais, contravenções, crimes e procedimentos em relação ao assunto, crimes que são uma rotina nos atendimentos dos GM´s.
Conhecido como “o Delegado dos Animais”, Matheus Laiola nasceu no interior de São Paulo e passou no concurso público para Delegado em 3º lugar, entre 12 mil inscritos. Além disso, obteve êxito em outro concurso da Polícia Civil, desta vez no Paraná, trabalhando em diversas cidades aqui do Estado. Em Curitiba atuou na Delegacia de Furtos e Roubos, Delegacia de Estelionato e Desvios de Cargas, 7°Distrito Policial, COPE e na Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA).
O Delegado disse, como deputado eleito, que pretende auxiliar Campo Largo com emendas, principalmente, voltadas para a causa animal.
O Prefeito Maurício Rivabem sugeriu a ideia de que ele lançasse um projeto em parceria com o COMESP, consórcio da região metropolitana, como - por exemplo - a criação de um castramóvel para atender mais de um município inclusive e que esse veículo pudesse ser disponibilizado ao consórcio, sendo que os prefeitos da região metropolitana participantes viessem a ratear os custos. O COMESP, então que seria o pagador, atendendo mais municípios e, consequentemente, mais animais.
O inspetor, GM Rafael Freitas, disse que a Guarda Municipal planeja estreitar ainda mais ações com a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e indagou o Delegado os meios mais efetivos e casos de sucesso de cidades que criaram Patrulhas Ambientais, por exemplo, para que Campo Largo pudesse seguir o mesmo caminho - que já é um planejamento antigo da Corporação.
Após a palestra, o Delegado Matheus Laiola fez uma visita ao CIOSP e pode conhecer, de perto, os trabalhos realizados pelo Centro Integrado, assim como alguns de seus resultados, se colocando à disposição para auxiliar o município nas questões de segurança.