Muita diversão, brinquedos, lama e aprendizados marcaram o final de semana dos Clubes de Aventureiros, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Largo.
Muita diversão, brinquedos, lama e aprendizados marcaram o final de semana dos Clubes de Aventureiros, da Igreja Adventista do Sétimo Dia de Campo Largo. Eles participaram do 11º Aventuri da Associação Central Paranaense (ACP), realizado em Ponta Grossa entre os dias 07 e 09 de outubro. Mais de 1.800 pessoas participaram do evento que teve como tema “Aventulândia”, sendo a “terra dos aventureiros”, onde eles pudessem brincar com os amigos, conforme divulgou a organização. De Campo Largo participaram três clubes, totalizando 48 pessoas.
O Clube de Aventureiros é destinado a crianças com idades entre 06 de 09 anos, que estiveram acompanhados de suas famílias e membros das diretorias. Entre as atrações para os pequenos, foram disponibilizados brinquedos infláveis, camas elásticas, trenzinho, tirolesa, esquibunda, além de pipoca, algodão doce e churros. Os clubes participaram de provas divertidas e desfilaram com carros que eles tiveram que construir, além de receberem prêmios por sua dedicação tanto em participar do evento, como também ao decorrer do ano.
De Campo Largo participaram os clubes L252 Kids, Estrelinhas do Campo e Soldadinhos de Cristo. A mãe da aventureira Maria Luiza de França (08) do Clube L252 Kids, Adrielli de França, comenta que esse foi um excelente momento de união entre família e amigos, e também aprender mais sobre Deus e a Bíblia. “Minha filha já está no Clube de Aventureiros há três anos e o Aventuri é o momento mais aguardado por ela, pois além de acampar ela se diverte com os amigos. O evento é repleto de atividades voltadas para a faixa etária das crianças e o principal: aproxima elas de Deus.”
A diretora do Clube L252 Kids, Márcia Loffler, explica que o Aventuri acontece anualmente e esse e o primeiro realizado após a pandemia de Covid-19. “Nesse ano conseguimos voltar bem animados e ansiosos para esse evento que é tão esperado por eles. Durante o ano todo nos preparamos para esse momento que é o auge do clube, uma festa pensada e preparada especialmente pra eles, então vemos nos olhos deles a empolgação e alegria em estar lá, dormir em barracas e participar de tudo o que é proposto. Muitas brincadeiras e diversão, com o objetivo de desenvolver nos pequenos o amor a Jesus, descobrir suas habilidades, desenvolver a criatividade, o físico, mental, espiritual e social das crianças.”
Ela segue dizendo que cada ano é escolhido um tema específico, e em 2022 o tema foi Aventulândia. O tema do próximo ano já foi revelado no final do evento: “Uma aventura no Espaço”. “Que venham mais crianças e se preparem para viver mais uma nova aventura”, finaliza.
Quem são os aventureiros
O Clube de Aventureiros nasceu em 1972, nos Estados Unidos, e é um ministério da Igreja Adventista do Sétimo Dia voltado às crianças com idade entre 6 e 9 anos. As atividades são realizadas para que igreja, lar e escola se unam para ajudar as crianças a crescerem alegremente em “sabedoria, estatura e graça para com Deus e os homens”, independente de sua classe social, raça, cor ou religião, ou seja, é aberto para toda a comunidade participar. “Através das atividades desenvolvidas, o clube busca desenvolver nas crianças o caráter de Cristo, baseados no fato de que o próprio Jesus foi criança e aprendeu e foi educado pela sua mãe”, conforme divulgação da própria IASD. Atualmente, no Brasil, são 6.168 clubes e 133.876 membros e no mundo são 1.262.059 aventureiros. Em Campo Largo há três clubes – Centro, Vila Elizabeth e Vilinha/Três Córregos – no interior do município.
As reuniões semanais e diversas atividades ao ar livre como passeios, desfiles, caminhadas, acampamentos etc., buscam desenvolver e estimular os talentos, habilidades, percepções e o gosto pela natureza nas crianças. Para facilitar o entendimento e o desenvolvimento das atividades, os aventureiros são divididos em classes, de acordo com a idade, e cada classe possui uma série de requisitos para serem cumpridos durante o ano, sobre diversos temas como o relacionamento com Deus, com a família, com o próximo e com a natureza. Após concluir cada classe, a criança é condecorada com uma insígnia para ser colocada no uniforme, numa cerimônia especial de investidura.
Além das classes, existem as especialidades, que são atividades temáticas desenvolvidas juntamente com as classes Abelinhas Laboriosas (06 anos), Luminares (07 anos), Edificadores (08 anos) e Mãos Ajudadoras (09 anos), divididas em categorias como Saúde, Segurança, Artes, Natureza etc. A cada especialidade completada, eles também recebem uma insígnia, que vai para a faixa do uniforme de gala.
Aqueles que tiverem interesse em participar, basta entrar em contato com os clubes pelos seguintes meios: Clube L252 Kids (Vila Elizabeth) – (41) 99814-2642 (Márcia) ou ou pelo Instagram @l252kids; Estrelinhas do Campo (Centro) – (41) 98401-8104 (Adriana) ou (41) 99146-4808 (Patrícia) ou pelo @estrelinhasdocampo, no Instagram; Soldadinhos de Jesus Kids (Vilinha/Três Córregos) – (41) 99949-3064 (Odilene), o Clube está localizado na Estrada principal da Taquarinha, Três Córregos, na Igreja Adventista do Sétimo Dia da Vilinha.