Famílias de todos os cantos do município aproveitaram o dia com muitas atrações esportivas, culturais e brincadeiras para todas as idades.
Nem o tempo instável impediu a realização da festa do Dia das Crianças nesta quarta-feira (12). A Prefeitura de Campo Largo promoveu uma série de atrações para as crianças do município e suas famílias. Mais de 13 mil pessoas compareceram, das 9 às 18 horas, no evento que foi realizado no Parque Newton Puppi.
A manhã começou com incentivo ao esporte. Centenas de crianças e adolescentes, de 2 a 16 anos, participaram de competições de corrida, com direito a medalhas e prêmios a todos os mini-atletas. 466 crianças foram inscritas para as provas de atletismo, de acordo com os organizadores do Projeto Mexa-se Criança no Seu Dia.
E ainda pela manhã, teve aula de ginástica e dança, oferecida pelas professoras da Secretaria de Esporte, Lazer e Cultura (SMELC).
Por volta do meio-dia, foi a vez dos talentos artísticos do nosso município com a apresentação de estudantes de piano e teclado da escola de música Criarte.
Em seguida, subiu ao palco-móvel do SESI-PR o Grupo Baquetá que trouxe de forma lúdica, com música e teatro, histórias do continente africano. Eles fizeram mais uma apresentação ao final da tarde, trazendo como temática a música e cultura brasileira, interagindo com o público que dançou e cantou junto.
A dupla campo-larguense Sarah Cristiane e Nathan também encantaram as famílias, cantando sucessos do pop e rock nacional e internacional.
Durante todo o dia, estavam disponíveis para a criançada brinquedos infláveis, cama elástica, piscinas de bolinhas, atividades de desenho e gincanas - como corrida do saco - organizadas pelo Grupo Escoteiro ECO 189, que tem sede no Parque Newton Puppi e pelo Grupo Escoteiro Farol do Passaúna.
Família ECO
O grande momento da festa do Dia das Crianças foi a chegada da Família ECO, que faz parte da campanha de Educação Ambiental, promovida pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Agropecuária (SMMAA) e de Comunicação Social e Tecnologia da Informação (SMCSeTI).
A Família ECO é composta por três integrantes que chegaram ao parque nos caminhões de coleta de lixo do município e foram apresentadas aos campo-larguenses pelo prefeito Maurício Rivabem:
Mãe: é amorosa, vaidosa e adora plantas. Ela também compartilha receitas incríveis. Ela representa uma composteira e, por isso, tem minhoquinhas de estimação que a acompanham em todo lugar.
Filho mais velho: é alegre, defensor da natureza e gosta muito de praticar esportes como futebol, skate e ciclismo. Agitado e amigável, gosta de alimentação saudável e de invenções. Ele representa o lixo reciclável.
Filho mais novo: é um pouco mal-humorado, mais tímido, que gosta muito de estudar. Também gosta de jogar videogame e tocar instrumentos musicais. Prefere o fast food e representa o lixo comum (que são os rejeitos).
A Família ECO vai abordar o descarte consciente e correto de material orgânico ou vegetal, de restos de alimentos crus, de lixo comum (rejeitos), de resíduos especiais e da coleta seletiva em eventos e ações municipais. O que eles sempre fazem ao chegar nos lugares é juntar lixos no chão, olhar lixeiras e contemplar as plantas.
O prefeito Maurício Rivabem convidou a população para participar da escolha do nome de cada um dos integrantes da Família ECO. A votação será aberta nas redes sociais da Prefeitura em breve. A diversão foi tanta, que a Família ECO subiu no balão da empresa Golfier Ballons junto com a criançada.
Durante toda a festa, de acordo com a Secretaria de Meio Ambiente e Agropecuária (SMMAA), foram gerados 5 metros cúbicos de materiais recicláveis doados às associações e cooperativas de reciclagem de Campo Largo.
"Passar o dia das crianças no meio da garotada foi legal, a nossa participação (cooperados e associados) é importante porque mostra nossa presença para as pessoas, ganhamos visibilidade, ajudamos o pessoal a separar da forma correta no evento, facilitando nosso trabalho depois. Mostra também que a Prefeitura se preocupa com a destinação dos materiais, reciclável, comum e rejeitos nos Ecopontos fornecidos por nós", explica Allan Santini, presidente da Associação de Cooperativas Recicla Campo Largo.
Ação social
Todas as atividades e atrações foram gratuitas, mas a Prefeitura incentivou a doação de alimentos e brinquedos. Tudo o que foi arrecadado será distribuído pelo Conselho Tutelar à instituições de acolhimento de crianças da cidade.
A praça de alimentação ficou por conta da Associação Erceana Campolarguense (ERCE) que fez a produção e venda de pastéis, a Provopar Campo Largo, que vendeu bolos e a Fraternidade Capulana que revendeu sucos, água e refrigerante. O valor arrecadado foi revertido para as instituições.
Ações de saúde e de educação no trânsito
Juntaram-se à Família ECO, os bonecos do Departamento de Trânsito (DepTran) que espalharam informações sobre segurança no trânsito durante o evento e personagens do Doutor Dentão, da Secretaria de Saúde, com dicas de saúde dental.
O evento foi encerrado com um show da banda RockStar, que apresentou sucessos do rock nacional e internacional já no fim do dia.
Apoio
A Prefeitura de Campo Largo agradece a presença e participação de todos e, principalmente, aos apoiadores do evento: Grupo de Escoteiros ECO 189, Grupo de Escoteiros Farol do Passaúna, Projeto Mexa-se Criança no Seu Dia, Golfier Balloons, Companhia Campolarguense de Energia Elétrica (Cocel), Sesi-PR, banda RockSofia, dupla Sarah Cristine e Nathan, às associações e cooperativas de reciclagem que fizeram o trabalho de coleta do material reciclado gerado durante o evento e à Defesa Civil e ao Tiro de Guerra que realizaram a distribuição das pulseiras de identificação para todas as crianças.
O dia 12 de outubro de 2022 ficará marcado nos corações dos organizadores, servidores e fornecedores e, principalmente, de cada criança que se divertiu durante o evento.