40ª Edição da Romaria em louvor à Nossa Senhora Aparecida, promovida pela Paróquia Santa Cecília, com caminhada até a Comunidade do Taquaral.
Será realizada na próxima quarta-feira (12) a 40ª Edição da Romaria em louvor à Nossa Senhora Aparecida, promovida pela Paróquia Santa Cecília, com caminhada até a Comunidade do Taquaral. São esperadas entre cinco e dez mil pessoas. Este é o primeiro ano após a pandemia que a Romaria acontece a pé, visto que em 2021 ela aconteceu seguida de veículos.
Conforme divulgação da programação, a saída será do Santuário Bom Jesus, às 05h da manhã. A bênção de abertura na Matriz da Paróquia Santa Cecília está prevista para acontecer às 06h e passará na Capela Santo Antônio (Itaqui) às 07h, seguindo para a comunidade Nossa Senhora Aparecida - Taquaral.
Na chegada, será celebrada a missa e logo após, será servido almoço, com churrasco, galeto, leitão ao forno, risoto, maionese, salada de cebola, tomate e pão. Após o almoço, grande show de prêmios.
“Muita expectativa e com certeza muitos agradecimentos à Nossa Senhora Aparecida pelas graças recebidas nessa pandemia. Eu participo desde a primeira edição; são 40 anos. É uma demonstração de gratidão e amor à mãe Aparecida por tantas bênçãos e graças recebidas. E também sempre tenho o que pedir e render graças. A romaria é uma forma de homenagear Maria e testemunhar a minha fé”, relata Eliane Maria Stroparo, uma das idealizadoras do evento e que participa desde a primeira edição.
História da Romaria
Conforme informações repassadas por Eliane, a história da Romaria da Paróquia Santa Cecília em louvor à Nossa Senhora Aparecida tem seu marco inicial o ano de 1981, quando o grupo de jovens da Capela Santa Cecília, no Itaqui, aceitou o desafio da coordenadora do Grupo na época, a Irmã Ana Klimczak, Irmã Ursulina que atuava na Paróquia do Senhor Bom Jesus - Campo Largo, de realizar uma caminhada.
“A data agendada precisou ser adiada e enquanto o grupo se preparava e aguardava a nova data, foram surgindo intenções externas ao grupo, de participação. No dia 11 de outubro de 1981, um domingo, era grande o número de devotos que participaram caminhando, orando, louvando e agradecendo. De uma simples caminhada planejada pelo grupo de jovens, aconteceu a 1ª Romaria da Comunidade Santa Cecília e Paróquia Senhor Bom Jesus em louvor à Nossa Senhora Aparecida”, destaca em texto enviado à Folha.
Ainda conforme o histórico, inicialmente a romaria teve como destino a Capela Nossa Senhora da Conceição, no Tamanduá, em Balsa Nova, repetindo-se neste local por mais dois anos. No quarto ano a romaria teve como itinerário a Capela Nossa Senhora Aparecida, no Rodeio Chapada, em Balsa nova. Foi a partir do quinto ano que o destino da Romaria foi a Capela Nossa senhora Aparecida, no Taquaral, local que permanece até hoje.
A tradição da romaria se tornou um ato de fé e devoção, não somente aos fiéis católicos campo-larguenses, mas de outras regiões e mesmo de outros estados. Conforme relata Eliane, participam da romaria aproximadamente de cinco a 10 mil pessoas que caminham para cumprir promessas, render graças, louvar e bendizer a Nossa Senhora Aparecida.