Diante de reclamações de empresários que tiveram seus estabelecimentos arrombados nas últimas semanas, tendo muito prejuízos e gerando reclamação pela insegurança, a Folha buscou mais
Diante de reclamações de empresários que tiveram seus estabelecimentos arrombados nas últimas semanas, tendo muito prejuízos e gerando reclamação pela insegurança, a Folha buscou mais informações da Guarda Municipal. Segundo informado pela assessoria, entre furtos, furtos qualificados e danos ao patrimônio público ou privado foram 173 ocorrências atendidas pela GMCL, no período de janeiro de 2021 até o final da última semana.
Ao fazerem um comparativo desde 2019, usando sempre seis meses como referência, foi levantado que de abril (início do monitoramento) a outubro de 2019 foram 50 ocorrências em mais de 5 mil atendimentos realizados pela GMCL. Em 2020, de janeiro a junho foram 45 ocorrências, em mais de 9 mil atendimentos. Neste ano, foram 58 ocorrências entre os mais de 9.600 atendimentos realizados.
Campo Largo hoje conta com 43 guardas municipais. Segundo informado, números também podem ter aumentado devido ao crescimento da população, como também maior divulgação dos canais para atendimento e as câmeras do Ciosp que ajudam muito neste trabalho. Como ações, têm reforçado as rondas nas regiões de maior incidência de crime e o comando da Guarda Municipal, em parceria com a Polícia Militar e a Polícia Civil, tem feito esforços no sentido de reduzir estes ilícitos. Nos últimos seis meses, os guardas prenderam 23 indivíduos e encaminharam à Delegacia de Polícia por estes crimes de furto e danos.