Ladrões presos pela Polícia Militar com o eficiente apoio do CIOSP
Por: Celio Vigilato 1514
Após um furto a residência ocorrido na semana anterior ao Carnaval, mais um resultado positivo se efetivou na manhã desta quinta-feira (18/02), através do trabalho conjunto, desta vez entre Polícia Militar e o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (CIOSP).
Na semana passada, ao receber informações de furto a residência, levantou-se através do CIOSP o veículo (Fiat Pálio) utilizado para o cometimento do crime e que este estaria associado a pelo menos mais 2 outros furtos a residência ocorridos nos últimos 30 dias.
De posse das informações coletadas, passou-se a ser realizado um trabalho de inteligência entre o CIOSP e as forças de segurança Municipal, Estadual e Federal.
Na manhã desta quinta-feira (18), os marginais voltaram ao município mas, antes que conseguissem furtar outra residência, foram identificados pelo CIOSP, o qual imediatamente acionou a GM e PM, onde rapidamente uma equipe da PM logrou êxito em localizar e abordar o veículo, por volta das 11 horas no Jardim Itaqui, com dois indivíduos, um maior e outro menor de idade.
Os policias militares que realizaram a abordagem localizaram com um dos abordados o celular de uma das vítimas levado de sua residência, sendo que os abordados assumiram a autoria dos furtos. Dentro do veículo ainda foram localizadas ferramentas utilizadas comumente para o arrombamento de cadeados, portas e janelas.
Com base nas informações, no bairro Ganchinho, foi localizado na residência de um dos abordados outros objetos oriundos dos furtos no município. Infelizmente a maior parte dos produtos furtados já haviam sido comercializados.
A troca de informações entre as forças de segurança, sendo elas, Guarda Municipal, Polícia Militar, Polícia Civil, PRF e o CIOSP tem se fortalecido, e a cada dia que passa os resultados são cada vez mais concretos e efetivos.
Orientação do CIOSP
Uma informação importante, em situações envolvendo criminosos que possam ter veículos envolvidos, a população pode e deve ligar imediatamente para o CIOSP através dos telefones da Guarda Municipal (153 e 3393-5670).
Dados importantíssimos:
1° Hora do Fato;
2° Local do Fato;
3° Marca, Modelo e Cor do Veículo;
4° Placa Total ou parcial do Veículo;
5° Sentido de fuga;
6° Se havia carro suspeito próxima ou que auxiliou na ação;
7° Características dos criminosos.
PS: Os dados de veículos e de pessoas suspeitas são tão somente repassados às forças e autoridades policiais, sendo vedado pela lei de proteção aos dados o repasse de informações ao cidadão comum.
Quanto mais imediatas as informações forem repassadas ao CIOSP, maiores as chances de identificação dos criminosos, realização de cercos e resolução dos crimes.