Sabado às 19 de Julho de 2025 às 07:30:57
Policial

Moto furtada flagrada pelo Ciosp entrando na cidade e indivíduo é preso pela GM

Moto furtada flagrada pelo Ciosp entrando na cidade e indivíduo é preso pela GM
O sistema Ciosp recentemente inaugurado em Campo Largo, está tendo os primeiros resultados positivos. No início da tarde desta segunda-feira (24), uma motocicleta com alerta de furto, entrou na cidade e foi detectada pelo monitoramento e condutor acabou preso logo em seguida.

Prisão

Por volta das 13 horas, a motocicleta Honda branca adentrou o cerco virtual e imediatamente foi dado o alerta. Equipes da Guarda Municipal foram informadas e realizaram a abordagem ao motociclista. O indivíduo que conduzia a moto furtada no domingo (23), no bairro Rondinha, estava com tornozeleira eletrônica. Recebeu voz de prisão, foi encaminhado para a DRP de Campo Largo e em seguida para a Cadeia Pública de Campo Largo, devendo perdeu o benefício da prisão domiciliar.

Muralha Virtual

Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) também chamada de "Muralha Virtual", teve seu início no último dia 14 de agosto. Ainda está passando por algumas adequações técnicas, mas já está começando a dar resultados positivos. O objetivo desse sistema é monitorar as entradas e saídas do município, flagrando veículos e motos com alertas. O Centro Integrado pode também detectar a saída de veiculos com bandidos em fuga, após assalto ou furto na área central, desde que seja acionado de imediato a ocorrência para a Guarda Municipal pelo 153.

No roubo da fábrica de skates no Campo do Meio, o sistema flagrou durante a madrugada o comboio dos carros roubados e outros veículos que davam cobertura aos marginais. As imagens captadas foram repassadas para a Polícia Civil, ajudando desta forma que alguns marginais da quadrilha fossem presos.

Importante

O Ciosp, por questões de segurança de informações e padronização dos procedimentos internos, não repassa imagens ou verifica a circulação de veículos pelo Município diretamente ao cidadão ou por grupos de redes sociais.

As consultas ao sistema são efetuadas sempre às Forças de Segurança mediante Boletim de Ocorrência ou situações de flagrantes, como o alerta desta segunda-feira (24), gerado pela motocicleta furtada que adentrou a cidade.