A Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreendeu 529,8 quilos de maconha em uma caminhonete no início da tarde desta terça-feira (26).
A abordagem ocorreu na BR-277, em Balsa Nova, região metropolitana de Curitiba. O motorista, de 47 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas.
Por volta das 14 horas, equipes da PRF abordaram uma Ford Ranger. Durante vistoria, os policiais encontraram, na caçamba da caminhonete, centenas de tabletes de maconha.
O motorista disse aos policiais rodoviários federais que buscou a droga em Eldorado (MS) e a levaria para Joinville (SC).
Diante dos fatos, o motorista, a caminhonete e a droga foram encaminhados para a Delegacia de Campo Largo para o registro do crime de tráfico de drogas, que tem uma pena máxima de 15 anos de prisão.
*Dia Internacional Contra o Tráfico*
Hoje, 26 de junho, é o Dia Internacional contra o Abuso e Tráfico Ilícito de Drogas e a PRF é uma das instituições mais eficientes no combate ao narcotráfico, no Brasil e no mundo.
Documentos do Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crime (UNODC) apontam que a PRF apreende cerca de 6% de toda a cocaína interceptada em âmbito mundial. Internamente, esse número representa mais de 15%.
Já em relação ao comércio ilícito de maconha, a PRF é responsável pela apreensão de mais de 50% da droga que circula no país, e cerca de 2% em todo o mundo. Na soma das apreensões ao longo dos últimos anos, a instituição está prestes a atingir a marca histórica de um milhão de quilos de maconha apreendidos.