Segunda-feira às 25 de Novembro de 2024 às 06:39:16
Geral

FCA Planta Motores Campo Largo é referência em preservação ambiental

A FCA Planta Motores Campo Largo se orgulha de ser considerada zero impacto ambiental, ou seja, tudo o que ela descarta é reaproveitado. A fábrica hoje é responsável pela conservação de 106 hectares de flore

FCA Planta Motores Campo Largo é referência em preservação ambiental

Em meio à tecnologia de ponta da FCA Planta Motores Campo Largo - popularmente conhecida como a Fábrica da Fiat - também há muito espaço para a preservação da flora e fauna local, motivo de muita satisfação a todos os colaboradores do empreendimento.

A planta se orgulha de ser considerada zero impacto ambiental, ou seja, tudo o que ela descarta é reaproveitado, desde reciclagem responsável dos resíduos, preservação de nascentes e da biodiversidade local, uso consciente de água, por meio do projeto de captação de água de chuva - aproximadamente 24% da água utilizada lá é proveniente da chuva -, projetos de eficiência energética e neutralização das emissões de gases de efeito estufa (GEE).

Outra iniciativa é o Aterro Zero, ou seja, nenhum tipo de lixo é enviado aos aterros da região. A empresa também promove, junto aos colaboradores, reduzir o número de produção de lixo e reutilizar materiais que permitem essa política.

A energia utilizada também recebe atenção especial da equipe. Toda a energia consumida no local é proveniente de formas renováveis, além de desenvolver projetos de eficiência energética. Em cinco anos, por exemplo, - entre 2012 e 2017 -, o uso de energia foi de apenas 11%. Além disso, a planta instalada em Campo Largo seguiu os critérios da Organização das Nações Unidas (ONU) para o processo de neutralização do CO2, que acabou conquistando o certificado de neutralização de gases de efeito estufa para os escopos 1 e 2.

Preservação da natureza

A fábrica hoje é responsável pela conservação de 106 hectares de floresta com araucária, o equivalente a 148 campos de futebol ou o correspondente a 0,16% da área total preservada no Paraná, que é a Floresta com Araucária, que pertencem ao seu território.

No local, são mais de 50 diferentes espécies vegetais e entre elas é possível visualizar algumas plantas ameaçadas de extinção como a Araucária (Araucaria angustifolia) e o Cedro Rosa (Cedrela fissilis), além de 82 espécies de aves, como pica-pau (Piculus aurulentus), coruja-buraqueira (Athene cunicularia) e tucano de bico verde (Ramphastus dicolous), e seis espécies de mamíferos, entre elas o veado-catingueiro (Mazama gouzazoubira), acrescentando a responsabilidade do local em manter limpas as águas de cinco nascentes, incluindo a do Rio Cambuí.

Toda a majestosa natureza está aberta para a visitação dos colaboradores da empresa, suas famílias e também para escolas do município. É possível agendar horário e realizar uma visita guiada por um dos responsáveis pela área, com atividades sobre educação ambiental.

Com a intenção de ampliar ainda mais o conhecimento sobre a importância da preservação ambiental, a FCA está construindo uma parada para visitantes, utilizando todos os materiais de construção sustentáveis. O local também utilizará fontes de energia renováveis, inclusive placas de captação solar, e reutilizará água da chuva.

Confira mais sobre a Planta do Grupo FCA em Campo Largo clicando aqui.