Foi dado início na última sexta-feira o trabalho da Polícia Militar, representada pela Patrulha Escolar, em parceria com a Guarda Municipal para a prevenção do uso de drogas e também abordagens externas próximo ao Colégio Estadual Padre Francisco Belinoski, localizado no Jardim Guarany.
Segundo o Sargento Quevedo, um dos responsáveis pela intervenção, tudo começou ainda no ano passado, após reclamações e denúncias sobre venda e consumo de drogas dentro da quadra de esportes do colégio. “A própria comunidade nos procurou para que pudéssemos ajudar a combater o tráfico e o consumo de entorpecentes. Fizemos uma reunião na última quarta-feira, 07, com a comunidade, Polícia Militar, Guarda Municipal, prefeito, vice-prefeito e vereadores para colocar o que estava acontecendo e como poderíamos proceder para garantir a segurança de alunos, professores e da vizinhança.”
De acordo com relatos, não havia como usar a quadra de esportes por causa do comércio de drogas e o cheiro da fumaça de um tipo de entorpecente chegava às salas de aula. A quadra agora está fechada para a comunidade e somente alunos e professores têm acesso.
Também foi dado início a um ciclo de palestras, feitos pelos guardas e policiais, que irão abordar a prevenção do uso de drogas e a segurança pública. Desde esta sexta-feira o trabalho dos policiais e guardas municipais está intensificado e já apresentando bons resultados. “Falaram para nós que foram colocados alguns cadeados já, na intenção de conter essa situação, mas sem sucesso, já que rompiam os cadeados. Dessa vez, colocamos na sexta e ele permaneceu até hoje pela manhã, quando foi retirado apenas para abrir a escola. Isso acontece porque a comunidade reconheceu sua necessidade e aprovou a presença da PM e da GM em seu meio”, explica o sargento.
Denúncias
As corporações reforçam que todo e qualquer sinal de comércio de drogas deve ser denunciado pelo telefone 181, que recebe denúncias anônimas.