Na manhã desta sexta-feira (21), recebemos a informação de que um adolescente de 16 anos, de Campo Largo, estaria internado em um hospital de Curitiba em decorrência de cortes no braço e no pescoço, possivelmente causados pelos desafios do jogo Baleia Azul.
A família disse que percebeu mudanças no comportamento do jovem, disse que ele ficava isolado e se irritava com facilidade.
O Baleia Azul
O jogo Baleia Azul surgiu na Rússia e se espalhou rapidamente pelo mundo, inclusive no Brasil. O jogo consiste em 50 desafios que incluem ouvir músicas psicodélicas, assistir filmes de terror, fazer cortes nos braços e na palma da mão com lâminas ou furos com agulhas, entre outros. A última tarefa é o suicídio do participante.
Algumas vítimas relatam que foram coagidas a participar por "curadores", tutores que enviam os desafios a partir de perfis fake, principalmente na rede social Facebook. As delegacias de delitos praticados por meios eletrônicos, em todo o país, já se pronunciaram que estão investigando esses grupos e, se acusados, os "curadores" podem pegar até 40 anos de cadeia, indiciados pelos crimes de associação criminosa, lesão corporal, ameaça e até homicídio.