11/10/2014
A primeira pesquisa eleitoral do segundo turno, para a Presidência da República, efetuada pelo Instituto Paraná Pesquisas, encomendada pela Revista Época, e divulgada nesta quarta-feira (08) mostra o candidato Aécio Neves com oito pontos percentuais à frente da candidata Dilma, no que se refere aos votos válidos.
Aécio Neves (PSDB) aparece com 54% e Dilma (PT), com 46% dos votos válidos. A Justiça Eleitoral utiliza apenas os votos válidos para a obtenção do resultado oficial da eleição, excluindo os votos em branco e os nulos. Para ser considerado eleito no segundo turno, o candidato precisa alcançar 50% dos votos válidos mais um.
A pesquisa mostra os votos totais da intenção de voto dos entrevistados: Aécio Neves (PSDB) 49%, Dilma (PT) 41%, nenhum 5% e não sabe 5%. Na pesquisa espontânea, onde os nomes dos candidatos não são exibidos, Aécio Neves foi citado por 45% dos entrevistados, enquanto Dilma recebeu 39% das menções.
Nesta pesquisa, segundo a revista, os eleitores também foram questionados sobre qual dos candidatos não votariam de forma alguma, onde Dilma foi rejeitada por 41%, enquanto Aécio Neves não seria votado por 32%. Os que declararam que poderia votar em qualquer um dos candidatos totalizaram 16% e os que não souberam ou não responderam 8%.
O levantamento, o primeiro do segundo turno para presidente, foi realizado entre os dias seis e oito de outubro de 2014 com 2.080 eleitores de 19 Estados e 152 municípios. A margem de erro é 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos com um nível de confiança de 95%. A pesquisa está registrada no TSE sob o protocolo nº BR-01065/2014 e foi divulgada no site epoca.globo.com.