Quinta-feira às 21 de Novembro de 2024 às 09:21:48
Política

21,9% dos eleitores não escolheram um candidato a deputado estadual

21,9% dos eleitores não escolheram  um candidato a deputado estadual

11/10/2014

Por: Danieli Artigas de Oliveira

Campo Largo inicia uma nova história, mas por muito pouco ela não se repete. Todos querem mudança, investimento, alguém que brigue por nossos ideais, por uma cidade melhor. Mas no momento em que todo cidadão tem que cumprir o seu dever, analisar os candidatos e propostas para votar em quem acredita que pode fazer a diferença, decidem por se manifestar de forma que em nada vai ajudar. Dos 77.283 eleitores de Campo Largo, 6.084 sequer foram às urnas, 6.835 votaram em branco e 4.036 votaram nulo para deputado estadual. Foram quase 17 mil eleitores que não deram seu voto.

A campanha Eu #votocampolargo, criada há poucos meses antes da eleição, iniciou um importante trabalho na cidade e os números mostram o quanto a população ainda precisa se conscientizar e entender o propósito. O presidente da Acicla, Marcelo Weber, destaca que a campanha foi lançada para criar a consciência da importância do voto local e que foi uma campanha apartidária.

Os campo-larguenses votaram em 92 candidatos a deputado estadual e ajudaram a eleger 52 deles, maioria sequer mandou recurso para Campo Largo. Candidato local, apenas Alexandre Guimarães foi eleito, ainda considerando a forte votação do partido, PSC, liderada pelo Ratinho Junior. Campo Largo poderia ter feito um melhor resultado, mas dificilmente conseguiria eleger um segundo candidato nesta eleição. Maurício Rivabem, que foi o segundo mais votado na cidade e recebeu um total de 12.744 votos no Paraná, só conseguiria ser eleito se o seu partido, PTN, tivesse recebido cerca de 65 mil votos a mais.

A ampla divulgação da campanha já foi um bom início para a cidade, que conseguiu 3.198 votos locais a mais para deputado estadual, se comparada à eleição de 2010. Edson Ribeiro, da Associação dos Empresários e Amigos do Itaqui, que foi apoiadora da campanha, diz que o projeto não vai parar e agora tem a força de um grande parceiro, o deputado estadual eleito por Campo Largo. Segundo ele, o município tem muitos projetos a serem desenvolvidos.

Para deputado federal, a candidata que teve mais de cinco mil votos dos campo-larguenses foi Christiane Yared, seguida de Takayama, Luciano Ducci, Giacobo, Delegado Francischini, além de outros que ganharam mais de mil votos, como Valdir Rossoni, Nelson Meurer e João Arruda. Entre estes, a maioria já contribuiu e trouxe diversos benefícios para Campo Largo e Balsa Nova, e foram retribuídos. Mas o número de eleitores que votaram nulo ou em branco foi ainda maior comparado ao voto para estadual – foram 8.244 votos em branco e 8.039 nulos. Dos votos de Campo Largo para os candidatos locais, o mais votado foi Luiz Adão, seguido de Toninho Ferreira e Sônia Brasileira.