Domingo às 24 de Novembro de 2024 às 09:59:08
Política

Edson Basso

04/01/2014

Condenação de Edson Basso foi caso marcante em 2013

Edson Basso

04/01/2014

O ano de 2013 deve ficar marcado na história política de Campo Largo. Um caso marcante, a condenação pela Justiça Eleitoral, do ex-prefeito Edson Basso e do candidato a vereador José Antonio Lopes dos Santos, o Batata, no início de dezembro, é ícone na política local. Além da multa de 120mil Ufir’s, cerca de R$ 300 mil, para cada um, ambos ficaram inelegíveis por oito anos (cabe recurso).

O caso Batata, como ficaram conhecidas as filmagens do então prefeito e do candidato a vereador, em dias diferentes, com indícios de negociação de apoio político, em favor dos candidatos apoiados pela máquina administrativa municipal, pode ter mudado os rumos da eleição de 2012, elegendo o atual prefeito Affonso Portugal Guimarães.

Abuso

Edson Basso foi considerado culpado por abuso de poder econômico e de poder político. O juiz eleitoral Eduardo Novacki também decidiu pela condenação Batata, no mesmo processo. Bastante polêmico, o escândalo no qual o candidato “Batata” negociava o apoio com indícios de compra de votos, e negociação política no gabinete da Prefeitura Municipal. Duas gravações, uma com o prefeito e outra com Batata, foram amplamente divulgados na Internet, nas vésperas das eleições, e foram acessadas por milhares de pessoas, tornando-se viral.

A Reportagem da Folha entrevistou, na época da condenação, o ex-prefeito Edson Basso, o qual se disse injustiçado. Declarando-se inocente, Basso disse que iria recorrer da decisão do juiz campo-larguense, no Tribunal Regional Eleitoral. Caso a perda dos direitos políticos seja mantida (a contagem inicia a partir da última decisão judicial), Basso e Batata não poderão se candidatar em 2014.