Quarta-feira às 27 de Novembro de 2024 às 04:50:55
Policial

Secretário de Segurança responde às dúvidas da população sobre a GM

27/09/2013

A Folha recebe constantemente ligações, e-mails e comentários questionando algumas situações da Guarda Municipal de Campo Largo.

Secretário de Segurança responde às dúvidas da população sobre a GM

27/09/2013

A Folha recebe constantemente ligações, e-mails e comentários questionando algumas situações da Guarda Municipal de Campo Largo. Entre elas está o concurso já realizado pela Guarda Municipal, os veículos utilizados e o uso de cães para auxiliar o trabalho. A reportagem conversou com o secretário de Segurança Juscelino Bayer, que esclareceu as questões e falou do trabalho neste ano.

Sobre o concurso já realizado para contratação de novos guardas municipais, cerca de 120 pessoas foram aprovadas, mas ainda não chamadas para ocupar o cargo. Juscelino afirmou que já fez um acordo para que a partir do início do ano que vem sejam admitidos 12 guardas por ano, até o final do mandato. Isso irá atender as necessidades do município, dando apoio aos atuais 52 guardas. O atual efetivo é suficiente para atender aos dois grupamentos da GM (Ferraria e Bateias) e Juscelino explicou que estes postos por enquanto só estão funcionando em horário comercial - os guardas passarão por curso de aperfeiçoamento na Escola de Polícia Civil para, então, dentro de 45 dias, atenderem 24 horas nestes postos.

Quanto às seis caminhonetes Blazer utilizadas pelos guardas, atualmente apenas uma está parada para manutenção. As outras, mesmo em uso, estão sucateadas e segundo Juscelino serão colocadas em leilão no final do ano para no próximo ano serem comprados seis novos veículos. “Os veículos já estão velhos, a manutenção é cara, consome muito combustível e trazem prejuízo para a administração”, comenta o secretário. A Amarok, que por muito tempo ficou parada após ter capotado durante um atendimento na gestão passada e era motivo de crítica dos campo-larguenses, ainda é lembrada pela população, mas Juscelino afirmou que essa caminhonete está sendo utilizada desde o início deste ano.

O atendimento de ocorrências com auxílio de cães treinados são pouco frequentes, mas têm acontecido em situações que envolvem drogas e nas vistorias no Cadeião, também como um apoio à Polícia Militar. Juscelino explicou que está sendo feita uma parceria com a Secretaria de Saúde para fazer um convênio e então arrumar o canil, que não está em boas condições de funcionamento. São três cachorros da raça Pastor Alemão, que são cuidados por três guardas municipais capacitados. Outros guardas também serão capacitados para que aumente o número de atendimento com cães. Está sendo estudada, também, uma parceria com a Secretaria de Políticas sobre Drogas.

Juscelino ressaltou o andamento para inauguração do 3º Grupamento da Guarda Municipal, no Itaqui. “Assim que reestruturar os guardas, este novo Grupamento será implantado. Contamos com o apoio da vereadora Cléa que buscou ajuda de empresários do Itaqui para construção da estrutura do posto. Estamos nos preparando para atender a este sonho dos moradores e empresários”, afirmou.