06/08/2013
Polícia prende paranaenses que estavam levando 20,5kg de cocaína para PE
06/08/2013
Fonte:G1.com
Foto:Divulgação/Polícia Federal
Três homens foram presos em um motel do bairro de Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, suspeitos de traficar drogas de Foz do Iguaçu, no Paraná, para a capital pernambucana. Com eles, foram apreendidos mais de 20,5 kg de pasta-base de cocaína, nove aparelhos celulares e um tablet. Um dos homens detidos é paraplégico e suspeito de liderar o esquema de tráfico. As informações sobre este caso foram divulgadas pela Polícia Federal na manhã desta terça-feira (6).
De acordo com a polícia, o homem com deficiência muitas vezes se aproveitava de sua situação para provocar compaixão. "Esse paraplégico era o dono da droga, a pessoa que fornecia. Os outros dois foram contratados por ele para fazer essa viagem de Foz do Iguaçu para cá", disse o chefe de comunicação da Polícia Federal no Recife, Giovani Santoro. "Ele se utiliza dessa sua condição de deficiente para passar um ar de caridade quando ele é parado nas blitze policiais", continuou.
Os três paranaenses vinham de carro do Paraná para Pernambuco em dois carros, com toda a droga escondida no banco traseiro de um deles. Um dos suspeitos, de 25 anos, estava sozinho neste veículo, adesivado como se fosse de uma suposta empresa de distribuição de cestas básicas. "Eles se passavam por representantes comerciais e a história-cobertura é que eles estavam vindo para Recife para mostrar seu produto para algumas redes de supermercado", detalhou Giovani. Os outros dois suspeitos, um de 27 e outro de 30 anos, vinham em outro veículo mais à frente, com uma distância de cerca de um quilômetro, para avisar aos comparsas sobre possíveis bloqueios policiais.
Os agentes policiais da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DER-PE) já tinham informações prévias deste esquema de tráfico. Equipes da polícia foram montadas nos principais pontos de entrada do estado. Os dois veículos e os suspeitos foram localizados ainda no bairro de Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metorpolitana do Recife, e seguidos pelas autoridades até o motel em que os suspeitos se hospedaram, em quartos diferentes, com a droga.
A abordagem foi feita na manhã do último domingo (4) e os três homens e os dois veículos foram levados para a sede da Polícia Federal, no Cais do Apolo, centro do Recife. Os agentes acreditam que droga teria sido adquirida do Paraguai ou da Bolívia. Em depoimento, os suspeitos chegaram a negar envolvimento com o tráfico e a polícia não descarta a possibilidade de haver outros envolvidos no esquema, embora os principais suspeitos tenham sido capturados.
Os três homens vão responder pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, podendo pegar de 5 a 25 anos de prisão. Eles foram enviados ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.