19/04/2013
Na segunda-feira (15), além da sessão ordinária semanal, aconteceu em seguida uma sessão extraordinária, esta para aprovar dois Projetos de Lei de grande relevância, solicitados pelo Executivo Municipal. “Lembramos que as sessões extraordinárias não são pagas, o vereador recebe remuneração fixa”, afirmou o presidente da Câmara Vereador Joel Bathke.
Foi lido o convite do Departamento de Esporte para abertura dos Jogos Colegiais, ofício do Instituto Emater sobre o Termo de Cooperação Técnica e um ofício da Secretaria de Segurança. “O ofício da Secretaria de Segurança é em resposta a solicitação de melhorias no policiamento da cidade, o mesmo informa que estão sendo realizados estudos”, afirmou Bathke.
O Executivo Municipal também respondeu diversos requerimentos de vereadores, todas as respostas foram positivas. Alguns projetos como a manutenção da malha viária já estão acontecendo e outros passam por processo de licitação. Na sessão também foi lido e encaminhado à Comissão Competente o Projeto de Lei que garante direitos aos Conselheiros Tutelares e promove adequação à Lei já existente. Também do Executivo e encaminhado para Comissão outro Projeto de Lei para autorizar o município a constituir com outras cidades do Paraná o consórcio Metropolitano de Saúde.
Diversos requerimentos dos Vereadores foram lidos e aprovados por unanimidade, como o de autoria dos vereadores Benedito Karachinski, Domingos Gelmar Ferreira, João Portela, Joel Bathke, Márcio Joarez Matozo que pede iluminação na Rua Maria Luiza Franco Pacheco e outro dos mesmos vereadores solicitando melhorias na sinalização da Rodovia Anibal Khoury.
O requerimento do vereador Jocemir Fávaro que pede melhorias na estrutura e serviços de saúde da atenção primária também foi aprovado e o Projeto de Lei do vereador Domingos Gelmar Ferreira para denominação de rua no Mato do Chiqueiro foi para a comissão competente. O Projeto de Lei que dispõe sobre concessão de diárias ao prefeito, vice-prefeito e demais funcionários do Executivo, foi aprovado em segunda votação. Os dois projetos de Lei do Executivo que pedem abertura de crédito adicional especial foram aprovados em primeira votação.
Nas explicações pessoais usou a palavra o vereador Joarez Matozo, que agradeceu o atendimento que vem recebendo do prefeito, principalmente com relação ao Posto de Saúde do Boqueirão. Também parabenizou o ex-vereador Antônio Vieira Cordeiro por seu aniversário e prestou condolências pelo falecimento de Rodrigo Cordeiro Souza.
Sessão Extraordinária
Para agilizar o processo de abertura de crédito adicional para o Executivo, os vereadores participaram de uma sessão extraordinária logo após a sessão normal. Os dois projetos que beneficiam a população foram aprovados por unanimidade também em segunda votação.
“Precisamos ter a consciência de votar os projetos que beneficiam a população balsa-novense”, afirmou Bathke. Segundo o presidente, os dois projetos aprovados vão melhorar programas e serviços da Promoção Social e também contempla calçamento de diversas ruas da cidade.