02/01/2013
O novo prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, seu vice Flávio Humberto Borges Cordeiro, o Bethio, foram empossados em solenidade realizada na Câmara Municipal, na tarde do dia primeiro de Janei
04/01/2013
O novo prefeito de Campo Largo, Affonso Portugal Guimarães, seu vice Flávio Humberto Borges Cordeiro, o Bethio, foram empossados em solenidade realizada na Câmara Municipal, na tarde do dia primeiro de Janeiro. Em seguida foi realizada a transmissão do cargo, no gabinete do prefeito, numa cerimônia sem pompas. O ex-prefeito Edson Basso leu o termo de transmissão, assinou o livro, o prefeito Affonso Guimarães também assinou e, como testemunha, assinou o prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, que prestigiou o evento.
Na manhã desta Quarta-feira (02), uma Missa foi celebrada pelo padre João Chemin e concelebrada pelo padre Messias Jesus, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, abençoando a nova Administração. Em seguida todos se dirigiram ao anfiteatro da Prefeitura Municipal, para a solenidade de posse dos novos secretários. O prefeito Affonso Guimarães destacou a importância de todos trabalharem unidos, em benefício dos cidadãos campo-larguenses.
Posse
Após a eleição da nova Mesa da Câmara Municipal, o presidente do Legislativo, Dirceu Mocelin, reiniciou a sessão, convidando as vereadoras Sueli Terezinha Guarnieri, Fernanda Queiroz e Rosiclea Oliveira para que conduzissem o prefeito eleito Affonso Guimarães e seu vice, Flávio Humberto Cordeiro, o Bethio, que se encontravam no átrio, para proceder a solenidade de posse. Affonso a Bethio juraram cumprir a Constituição e a Lei Orgânica do Município, assinaram o livro de Posse e foram declarados prefeito e vice.
Em seu discurso Bethio disse que estava emocionado por assumir tão importante cargo, agradeceu à família, ao amigo Affonso Guimarães e disse que o mandato será um desafio enorme, mas que dará conta, com a graça de Deus e o apoio do povo de Campo Largo. Disse que os campo-larguenses não vão se envergonhar de Beco e Bethio.
Affonso cumprimentou o presidente do Legislativo e o parabenizou pela eleição, desejando sucesso, lembrou que está assumindo um cargo público no Município, pela quarta vez e lembrou a sua trajetória e da sua família na vida publica. Agradeceu aos campo-larguenses pelos votos que o elegeu e disse que irá honrá-los com a renovação da esperança, com Liberdade, Democracia e Justiça.
Após um resumo da história política do Brasil, culminando com os governos do Partido dos Trabalhadores, Lula e Dilma, Affonso destacou a redução da pobreza e a inclusão social. Lembrou que o desafio, agora, é o combate à corrupção, ao narcotráfico e à quimiodependência, e disse que, como prefeito, vai ouvir o grito das ruas.
Sobre o desenvolvimento econômico, Affonso disse que as grandes industrias serão sempre bem-vindas, mas que vai prestigiar as industrias tradicionais e Campo Largo, as pequenas, médias e grandes, e particularmente as industrias de cerâmica e porcelana, porque Campo Largo é e continuará sendo a Capital da Louça.
O novo prefeito lamentou que recebe o Município com os projetos sociais desativados, com o Interior e a periferia abandonados, com os prédios públicos deteriorados e a malha viária se dissolvendo. Lembrou que a Comlar está insolvente e que a Cocel, com a obrigação da redução dos preços da energia, talvez não consiga sobreviver. Disse que recuperar a cidade é a sua nova responsabilidade.
Segundo o prefeito,seu governo será de Liberdade e Justiça, de defesa do Direito e da Constituição, e que vai, inicialmente, recuperar os programas sociais e promover o diálogo com os poderes Legislativo e Judiciário e trabalhar para resgatar, junto com os vereadores, os valores perdidos pelo Legislativo, a cada legislatura. Encerrando, conclamou a todos para voarem nas asas da Borboleta e para o ajudarem a fazer brilhar em Campo Largo, a estrela do Partido dos Trabalhadores, projetando os primeiros resultados para um ano, do seu Governo.
Transmissão
Às 18h10min., do dia 1º de Janeiro, já empossados prefeito e vice, de Campo Largo, Affonso e Bethio chegaram à sede do Governo Municipal, sendo recebidos pelo ex-prefeito Edson Basso. A transmissão do cargo foi seca, protocolar. O ex-prefeito leu o termo de posse, assinou o livro, no que foi seguido por Beco e pelo prefeito de Balsa Nova, Luiz Costa, como testemunha. Disse que o Orçamento anual de Campo Largo é de R$ 185 milhões e que haverá um superávit até Fevereiro, de R$ 3 milhões (números que podem ser contestados). Affonso acompanhou Basso até à porta do edifício e dele se despediu. No gabinete do prefeito não havia sequer água gelada, as geladeiras estavam vazias. Também não havia café.
Missa
Na manhã desta Quarta-feira (02), às 7h30min., foi celebrada uma Missa de bênção à nova Administração de Campo Largo, na Matriz de Nossa Senhora da Piedade, com presença do prefeito, vice, secretários e vereadores. Todos comungaram e foram abençoados pelos padres João Chemin e Messias Jesus. Em seguida, se dirigiram ao Anfiteatro da Prefeitura, para a nomeação e posse dos secretários. Lá o secretário de Governo, Alexandre Guimarães saudou os seus companheiros e os convocou para o trabalho. O prefeito Affonso Guimarães destacou a importância e a seriedade do trabalho de cada um, lembrando que todos devem trabalhar em benefício dos campo-larguenses.
São os seguintes, os secretários municipais de Campo Largo, que tomaram posse: Avanir Mastey, Educação; Juscelino Bayer, Segurança; Daniel Nerone, Justiça e Cidadania; Marcos Reinaldin, Meio Ambiente; Luiz Ceccato, Administração; Ivo Norberto, Finanças; Alexandre Guimarães, Governo; Carlos Augusto Weber, Anti-Drogas; Noeli Parchen, Promoção Social; Lucir Marchiori, Desenvolvimento Econômico; Celso Vedan, Desenvolvimento Rural; Mauricio Rivabem, Viação e Obras; Daily Reinke, Desenvolvimento Urbano e Edilson Stroparo, Saúde. Para chefe de gabinete, Affonso nomeou Affonso Cunha; para advogada do gabinete, Ana Paula; Advogado geral do Município, Silvio Seguro; Controladoria Geral, Gilmar Coltro; Ouvidoria, Paulo Gonçalves; Presidente da Cocel, Emídio Pianaro, diretor, Marcos Preis; Comlar, Zeca Rivabem e Rubens Mazon; e Provopar: Sonia Guimarães.