Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 04:35:54
Política

Paróquia da Aparecida realiza evento

10/08/2012

Paróquia da Aparecida realiza evento sobre Saúde Pública entre candidatos com objetivo de discutir e refletir sobre a realidade da saúde no município e pontos a serem melhorados.
 

Paróquia da Aparecida realiza evento

10/08/2012

Com objetivo de discutir e refletir sobre a realidade da saúde no município e pontos a serem melhorados, a Paróquia Nossa Senhora Aparecida realizou no próprio salão social um importante evento no último domingo, 05, pela manhã. Estiveram reunidos todos os candidatos a prefeito e vice-prefeito de Campo Largo, que falaram de suas propostas de acordo com o tema da Campanha da Fraternidade: Fraternidade e Saúde Pública.

A abertura foi realizada pelo Pároco Padre Manoel Messia Vilela, seguido pela apresentação do Rotary Club de Campo Largo Centro, momento em que foi apresentado um painel sobre a situação da Saúde no município, com base em dados estatísticos. Além disso, mostraram uma pesquisa realizada com os campo-larguenses sobre qual era o grau de satisfação com o sistema de Saúde. Após, os cinco candidatos a prefeito (Affonso Portugal Guimarães, Carlos Andrade, Edson Leucz, Marcelo Puppi e Udo Schmidt) foram chamados a responder quatro perguntas relacionadas ao assunto e o que fariam para melhorar o saneamento básico do município.

A pesquisa do Rotary Campo Largo foi realizada com 362 habitantes do município, usuários do sistema de saúde pública, de sete regiões da cidade. A partir disso viram que os campo-larguenses pedem por mais medicamentos nos postos de saúde, querem médicos que trabalhem com vontade e que diminua o tempo de espera para marcar uma consulta para ser realizado o atendimento. Entenderam com a pesquisa que é preciso melhoria no sistema de imunização, com mais cobertura vacinal para a população, baixar a taxa de mortalidade infantil e solucionar o problema de esgoto a céu aberto e lixo queimado, que ainda é uma realidade no município.

Não era um momento para provocar um debate, mas sim uma explanação do Plano de Governo de todos eles, relacionados à Saúde Pública. Segundo a equipe da Campanha da Fraternidade, “os candidatos deram uma lição de democracia e cidadania, pois mostraram que política não se faz com embate, mas com respeito, seriedade e propostas de governo, indo então a eles a nossa admiração e agradecimento pelo exemplo dado. Este se estende aos paroquianos que trabalharam neste evento e também ao Rotary”.

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil desde 1964 promove a Campanha da Fraternidade, com intuito de ajudar os cristãos de boa vontade a viverem a fraternidade e se envolverem em compromissos concretos, no processo de transformação da sociedade, a partir de um problema específico que exige a participação de todos, na busca de alternativas de solução. Neste ano, o lema ‘Que a saúde se difunda sobre a terra’, tem o objetivo de “refletir sobre a realidade da saúde no Brasil em vista de uma vida saudável, suscitando o espírito fraterno e comunitário das pessoas na atenção dos enfermos, e mobilizar por melhoria no sistema público de saúde”.