24/05/2012
Assembleia do Paraná tornará público salário de servidores
24/05/2012 Fonte: G1
Para o presidente da Assembleia, Valdir Rossoni (PSDB), interpretação da lei gerava gastos abusivos (Foto: Sandro Nascimento/Alep)
A Assembleia Legislativa do Paraná (Alep) irá divulgar o salário de todos os servidores da Casa no portal da transparência. A decisão é da Comissão Executiva e foi divulgada nesta quarta-feira (23) pelo presidente do Legislativo deputrado Valdir Rossoni (PSDB).
Além disso, a Mesa Diretora assinou um ato estabelecendo o teto de R$78.525 por gabinete para a contratação de até 23 funcionários comissionados. Segundo Rossoni, antes disso a verba poderia chegar a até R$160.540, embora o valor não fosse aplicado.
"A lei tinha uma interpretação que dava um valor abusivo aos gabinetes dos parlamentares e isso estava causando dificuldades administrativas", explicou o deputado.
As duas medidas trazem benefícios à sociedade, acredita o professor de direito administrativo Luiz Alberto Blanchet, da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR). "Sempre que há um teto, isso gera alguma economia", explicou o docente.
O professor acredita ainda que a publicação do salário dos funcionários facilita a fiscalização pela população e a identificação de desvios de dinheiro público. "É claro que é uma situação difícil para os servidores, porque todos vão saber quanto eles ganham. Mas quando passamos para uma função pública, assumimos deveres com relação à sociedade", alegou Blanchet.