14/04/2012
Volume de vendas no Paraná cai 3,2% de janeiro para fevereiro
14/04/2012 Fonte: G1
O volume de vendas do comércio varejista do Paraná apresentou queda de 3,2% de janeiro para fevereiro de 2012. Porém, quando se compara o desempenho do setor com o mesmo mês do ano anterior é verificado crescimento de 15,9%. Os números foram divulgados nesta sexta-feira (13) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e mostra que o estado ficou acima da variação de 9,6% registrada no país.
	Todas as unidades federativas mais o Distrito Federal participaram da pesquisa e apresentaram variação positiva de um ano para outro. O desempenho do varejo paranaense foi o quinto melhor.
	
	A pesquisa analisa os resultados de dez áreas do varejo: material para escritório, informática e comunicação, combustíveis e lubrificantes, outros artigos de uso pessoal e doméstico, móveis e eletrodomésticos, artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos, material de construção, veículos e motos, partes e peças, hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, livros, jornais, revistas e papelaria, e tecidos, vestuário e calçados.
	
	Venda na Páscoa foi menor do que a esperada
	Segundo dados divulgados pela Associação Comercial do Paraná (ACP), a venda no feriado de Páscoa deste ano foi menor do que a esperada. Um levantamento realizado em 152 estabelecimentos apontava para um acréscimo de 8% nas vendas, entretanto, foram registrados 6%. De qualquer forma, a ACP considerou o desempenho satisfatório.
Por outro lado, o consumidor gastou mais do que planejava. A média esperada de R$ 106,68 teve um leve salto para R$109,21, o que constata um gasto 8% maior do que em 2011.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            