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Geral

Estrada do Cerne

13/04/2012

Governo estuda pavimentação de mais 47 km da Estrada do Cerne

Estrada do Cerne

13/04/2012

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) está concluindo o asfaltamento de um importante trecho da rodovia do Cerne (PR-090), na região de Castro. As obras de pavimentação, que fazem a ligação rodoviária de 19 quilômetros entre o distrito de Abapã, no município de Castro, e o cruzamento com a PR-340, próximo à Castrolanda, estão em fase final de execução.
De acordo com o diretor técnico do DER, Amaury Cavalcanti, o Governo do Paraná está investindo R$ 34 milhões na pavimentação desse trecho da histórica estrada que liga Curitiba e região metropolitana ao Norte do Estado. A obra vai fortalecer o desenvolvimento da região, diz o diretor.
O DER também estuda a pavimentação da PR-090 desde a localidade de Três Córregos em Campo Largo, até Abapã, em Castro, numa extensão de 47 quilômetros.
Parte do trecho, na região de Curitiba, passando de Campo Magro e Campo Largo (distrito de Bateias), já está asfaltado. O corredor rodoviário, quando pronto, ligará a capital, pela Estrada do Cerne, até o entroncamento da PR-340, em Castrolanda, beneficiando vários municípios, como Campo Largo, Castro, Tibagi, Telêmaco Borba e Ortigueira.

Obra Histórica
A estrada do Cerne foi a principal obra do Paraná na década de 1930, fazendo a ligação entre o Sul e o Norte do Estado até a PR-170, em Alvorada do Sul, distante aproximadamente três quilômetros da divisa com o estado de São Paulo, cortando diversos municípios, entre eles Curitiba, Campo Magro, Campo Largo, Castro, Piraí do Sul, Ventania, São Jerônimo da Serra, Jataizinho e Bela Vista do Paraíso.
Durante 20 anos, a Estrada do Cerne foi uma das principais vias de escoamento da produção agrícola, notadamente o café, que antes era em grande parte exportado pelo Porto de Santos. No início dos anos 60, com a abertura da Rodovia do Café asfaltada entre Ponta Grossa e Apucarana e o aumento no tráfego, a Estrada do Cerne começou a perder importância.