09/04/2012
Crea registra irregularidades em 70% das reformas vistoriadas no Paraná
09/04/2012
Fonte:G1.com
Foram constatadas irregularidades em 70% das obras e reformas vistoriadas no Paraná em 2011. Os dados são do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea-PR), responsável pelo controle e fiscalização. A multa para irregularidades constatadas pode variar entre R$ 500 e R$ 5 mil.
A recomendação é de que todas as reformas sejam avalizadas por engenheiros civis e arquitetos dotados de registros de responsabilidade. Para os engenheiros, é a chamada Anotação de Responsabilidade Técnica (ART), e para os arquitetos é o Registro de Responsabilidade Técnica (RRT). Ambas podem ser emitidas pela internet nos respectivos órgãos de classe.
A dentista Paula Ângela contratou uma arquiteta e um engenheiro para reformar o apartamento. “Estou bem documentada de que se acontecer alguma depois, a culpa não foi da nossa reforma”, garantiu. A arquiteta Gisele Dallazen explicou alguns cuidados tomados na obra da dentista, que valem para todas as reformas. “Teve bastante modificação da planta, derrubando paredes que não têm função estrutural para a gente não ter problemas com o edifício”, afirmou.
 
						  
                         
                             
                         
                             
                                 
                         
                             
     
     
                                             
                                             
                                             
                                             
                                             
                                            