30/03/2012
Campo-larguense é novo Promotor Público de Guaíra
30/03/2012
O advogado campo-larguense Adolfo Vaz da Silva (29) tomou posse nesta Quarta-feira (28) como Promotor Substituto do Ministério Público Estadual. A cerimônia foi realizada às 16h, na sede do Ministério Público do Paraná, no Centro Cívico, em Curitiba. Adolfo será responsável pelo órgão em Guaíra, município da Região Oeste do Paraná, e deverá assumir o cargo já nesta Sexta-feira (30). Adolfo é filho de Adolfo Vaz da Silva Junior, que foi Promotor de Justiça por 24 anos e em 2010 assumiu como Procurador de Justiça.
Jovem advogado, Adolfo já havia assumido a Sub-procuradoria do Município de Campo Largo, por um breve período, quando participou do concurso para Promotor, sendo aprovado entre os primeiros lugares. Adolfo Vaz é um dos mais novos promotores de Justiça do Paraná. O concurso para Promotor é considerado um dos mais difíceis concursos públicos do País. Adolfo disse estar consciente da responsabilidade que está assumindo. “É uma carreira difícil, mas eu estou preparado, me preparei a vida inteira para assumir esta função”, disse ele em entrevista exclusiva à Folha de Campo Largo.
Responsabilidade - Adolfo disse que acompanhou, desde criança, o trabalho do pai como Promotor Público em várias cidades. “Viajei muito, com o meu pai e toda a família, moramos em diversas cidades e eu sempre admirei o trabalho dele. Sei que é um cargo difícil, já tivemos escolta policial, policiais armados dentro de casa, para proteger a família, mas também tem o lado bom, sabermos que o nosso trabalho influencia positivamente na vida das pessoas. Meu pai recebeu inúmeros títulos de Cidadão Honorário das cidades por onde ele atuou. E isso nos dá uma sensação boa, de orgulho pelo serviço prestado ao cidadão”, disse ele.
Campo Largo tem uma história muito importante, com o Ministério Público, e com a família de Adolfo Vaz da Silva Junior (o pai), hoje Procurador de Justiça. Membro da tradicional família Vaz da Silva, conhecida também como família dos “Murgote”, de origem portuguesa e miscigenada com brasileiros nativos de Campo Largo. A mãe de Adolfo (filho), Loriete Vaz Bittencourt Sávio, também é membro de família tradicional da cidade, de origem franco-lusitânia. Todos estão felizes pela conquista de Adolfo que, agora, inicia uma nova etapa da sua vida pessoal e profissional, na cidade de Guaíra.
Posse - Adolfo tomou posse juntamente com dois novos promotores, Thiago Flores Carvalho e José Otávio Ramos Barion. Depois de prestarem juramento e de assinarem o Termo de Posse, os empossados receberam as boas vindas do promotor de Justiça Marcelo Balzer Correia: “o dia de hoje se resume a duas palavras: orgulho e alegria. É com estes sentimentos que recebemos os senhores no Ministério Público do Paraná”, disse Balzer, representando a Associação Paranaense do Ministério Públicico (APMP).
Adolfo Vaz da Silva, em nome dos empossados, iniciou seu discurso, emocionado: “se a aprovação em um concurso tão disputado é uma conquista pessoal, a posse significa um compromisso, não só com a instituição, mas com a sociedade”.
Encerrando a cerimônia, o procurador-geral de Justiça, Olympio de Sá Sotto Maior Neto, destacou que os novos promotores assumem o papel de defensores da sociedade, frente a uma realidade marcada pela desigualdade e pela injustiça.