Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 05:29:03
Geral

Indústria e Comércio

20/03/2012

Paraná capacita servidores para atrair investimentos estrangeiros

Indústria e Comércio

20/03/2012

Fonte:AEN-PR

Com a meta de atrair novos investimentos japoneses e de outros países ao Paraná, técnicos da Secretaria estadual da Indústria, Comércio e Assuntos do Mercosul participam nesta semana (21 a 23) de um seminário de capacitação em Belo Horizonte, Minas Gerais. Organizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, em parceria com o governo mineiro, o evento tem como principal pauta a experiência japonesa de atração de investimentos.

O secretário Ricardo Barros afirma que a crise internacional, aliada aos desastres naturais que atingiram o Japão no ano passado (terremoto e tsunami), está levando diversos grupos empresariais japoneses a desativar suas plantas industriais e buscar novos locais para se instalar. “E o Paraná quer se colocar cada vez mais como destino desses empreendimentos. Historicamente já temos boas parcerias com empresas japonesas e queremos aumentar a participação delas na economia industrial paranaense”.

A parceria mais recente foi a instalação da Sumitomo Rubber em Fazenda Rio Grande. A empresa está construindo uma indústria para produção de pneus com investimentos de mais de R$ 500 milhões.

Nos três dias do evento os técnicos da secretaria vão acompanhar uma apresentação da Agência de Cooperação do Japão (Jica) e da Agência de Comércio Exterior do Japão (Jetro), onde serão apresentadas as experiências do país asiático na atração de empresas, e também o depoimento de empresas japonesas que se instalaram no Brasil.

Também serão debatidos o cenário recente da economia brasileira e o Plano Brasil Maior do governo federal que visa aumentar a competitividade da indústria nacional, a partir do incentivo à inovação tecnológica e à agregação de valor.

RENAI - O seminário de capacitação faz parte da Rede Nacional de Informações sobre Investimento (Renai) gerenciada pelo Ministério. Pelo Renai o Governo Federal capta informações e dados dos Estados e dissemina informações sobre o Brasil para fornecer ao potencial investidor o suporte necessário no processo de tomada de decisão sobre investimentos no país.

A base dos dados vem das parcerias estabelecidas entre o Ministério, as secretarias estaduais de Indústria e Comércio, as federações da Indústria e outros órgãos de promoção de desenvolvimento econômico. O Paraná faz parte da rede.

O trabalho concentra-se em quatro linhas: informação (divulgação de dados sobre setores potenciais para recepção de investimentos, programas e incentivos para atração de investimentos e oportunidades); capacitação (seminários, oficinas de trabalho e treinamentos que abordam temas relevantes na área de investimento); promoção (seminários no exterior de apresentação de oportunidades no Brasil para apresentar potencialidades brasileiras em setores econômicos e regiões específicas) e facilitação (trabalhar junto aos órgãos e entidades públicas e privadas as demandas dos investidores).