19/03/2012
Lagos e represas do Paraná serão liberados para esportes náuticos
19/03/2012 Fonte: Globo.com
Os lagos e represas do Paraná serão liberados pelo governo para serem utilizados para a prática de esportes náuticos que não utilizem motores movidos a combustão interna. O anúncio da medida foi feito pelo governador Beto Richa no sábado (17), durante o Festival de Esportes Náuticos, que ocorreu em Curitiba, na represa do Passaúna, que foi o primeiro local a receber autorização do Instituto Ambiental do Paraná (IAP) e da Companhia de Saneamento do estado (Sanepar).
O objetivo da liberação dos lagos e represas, de acordo com o governo, é incentivar a prática desses esportes, que incluem o iatismo, por exemplo. A nova legislação estadual permite o uso múltiplo desses locais para os esportes, desde que elas não causem prejuízo à água, já que ela deve ser usada, posteriormente, para o abastecimento das cidades.
Outros esportes que poderão ser praticados nas represas serão a canoagem, maratona aquática, vela, natação, remo, windsurfe e kitesurfe. Para o governo, essas modalidades não criam problemas ambientais nas áreas, se praticadas com responsabilidade. Porém, o governo reitera a proibição de embarcações movidas por motores.
Além da Represa do Passaúna, outras áreas do estado estão em estudo para serem liberadas. Segundo o governo, isso pode atrair eventos nacionais e internacionais dessas modalidades.