Sabado às 01 de Novembro de 2025 às 05:26:29
Geral

Coritiba

19/03/2012

De virada, Coxa vence Paranavaí e mantém 100% no returno

Coritiba

19/03/2012  Fonte: Banda B

O Coritiba precisou levar um susto para vencer o Paranavaí no Couto Pereira. O adversário, vice-lanterna da competição, saiu na frente, mas o Coxa conseguiu reagir e vencer de virada, por 3 a 1. Doriva abriu o placar para o Vermelhinho, porém a reação veio com gols de Anderson Aquino, Geraldo e Emerson. A vitória garante os 100% de aproveitamento do Alviverde no segundo turno, mantendo o time na vice-liderança por ter saldo de gols menor que o do Londrina.

Pelo Paranaense, o próximo duelo do Verdão é fora de casa, contra o Arapongas. Antes, o desafio é o jogo de volta pela Copa do Brasil, diante do Nacional-AM. No primeiro duelo, o placar foi 0 a 0. O Rio Branco joga novamente longe de Paranaguá, tendo o Operário como adversário.

Coxa esbarra na marcação e não sai do zero

O Coritiba foi a campo mantendo a estrutura tática habitual, com um trio de meias que buscava rodar o jogo e encontrar o atacante de referência. Apesar de Renan Oliveira, Lincoln e Roberto alternarem seus posicionamentos, a bola não chegava com qualidade para Anderson Aquino. Por sua vez, o Paranavaí fechava os espaços e impedia o jogo da equipe da casa.

Aos 16 minutos, o Coxa finalmente chegou em um chute de longa distância disparado por Lincoln. A bola explodiu no travessão e sobrou para Anderson Aquino que, de frente para o gol, viu a sua tentativa ter o mesmo destino. O lance animou o time, que cresceu em campo e passou a pressionar o Vermelhinho.

Dez minutos depois da chegada coxa-branca, Alex Ricardo arriscou de longe e tirou tinta do travessão, no primeiro lance de perigo dos visitantes. Roberto teve a chance de responder aos 38, mas pegou mal na bola e desperdiçou bom ataque pelo lado direito.

Irregular no primeiro tempo, o Alviverde teve a última oportunidade em bola levantada na área, quando a zaga do ACP quase marcou contra após desvio. No entanto, ao final dos 45 minutos a igualdade persistiu no placar.

Alviverde toma susto, mas vence com tranquilidade

Disposto a mudar o panorama da partida logo aos dois minutos, Anderson Aquino recebeu bola pelo lado esquerdo, cortou para o meio e chutou de longe, obrigando Rudi a fazer boa defesa. Na sequência, ele chegou a balançar as redes, mas estava em posição irregular.

Jogando um balde de água fria na empolgação dos mandantes, Doriva surpreendeu ao receber a bola pela entrada esquerda da área, dominar no peito e chutar fraco, mas fora do alcance de Vanderlei. O Paranavaí abria o placar aos seis minutos.

Na sequência, Renan Oliveira apareceu bem pelo meio e bateu para a defesa do goleiro. Foi a sua última jogada, já que deixou o campo para a entrada de Geraldo. Apostando novamente na faixa central do gramado, o Coritiba empatou. Aos 13, Gil enfiou a bola para Anderson Aquino, ele ficou cara a cara com Rudi, levou a melhor na dividida e mandou para o fundo do gol.

A virada veio aos 26, com Lincoln. Geraldo fez bela jogada pelo lado esquerdo, passou pela marcação e cruzou rasteiro para o meia, que chegou chutando e fazendo o segundo do Alviverde. O terceiro também surgiu após cruzamento, mas pelo alto. Lincoln colocou a bola na cabeça de Emerson, que cabeceou com precisão para ampliar o placar, aos 35.

Com o resultado garantido, o Verdão esperou o tempo passar para comemorar a quarta vitória em quatro jogos no returno do Paranaense.

Ficha técnica:
Data: 18/03/12.
Local: Estádio Couto Pereira, em Curitiba.
Horário: 18h30.
Árbitro: Nilo Neves de Souza Jr.
Assistentes: Edina Alves Batista e Luiz Paulo Galli.
Cartões amarelos: Tcheco (Coritiba); Rafael Santos, Bruno, Alex Ricardo, Mineiro (Paranavaí).
Gols: Doriva, 6'/2ºT (0-1); Anderson Aquino, 13'/2ºT (1-1); Lincoln, 26'/2ºT (2-1); Emerson, 35'/2ºT (3-1).
Público pagante: 9.550.
Renda: R$ 109.796,00.

Coritiba: Vanderlei; Jonas, Pereira, Emerson e Lucas Mendes (Eltinho); Gil, Tcheco, Renan Oliveira (Geraldo), Lincoln (Everton Ribeiro) e Roberto; Anderson Aquino.

Técnico: Marcelo Oliveira.

Paranavaí: Rudi, Hesdras (Mazinho), Bruno, Leandro e Mineiro; Doriva (Victor), Rafael Pulga, Alex Ricardo e Piraju; Edenilson e Rafael Santos (Francis).

Técnico: Richard Malka.