16/03/2012
A partir desta semana, as escolas municipais de Campo Largo passam a adotar o projeto “Turma de Valor”, que tem como objetivo aumentar a capacidade de reflexão das crianças para adotar valores éticos de Justiça de Cidadania. O primeiro encontro dos professores(as) regentes, com o psicólogo Antonio Celso Garcia, criador e responsável pelo projeto, foi realizado no último Sábado (09), no auditório da Câmara Municipal.
“Turma de Valor” é um jogo de computador, em formato de histórias em quadrinhos, que aborda valores universais como honestidade, respeito, responsabilidade, organização e determinação. O programa simula situações do dia a dia das crianças do ensino fundamental (nove a 11 anos de idade) e é jogado ao longo de oito semanas, com o objetivo de aumentar a capacidade de reflexão das crianças.
Nas escolas
Pedagogas e diretoras das escolas municipais, a partir de agora, desenvolverão junto aos alunos de 5º Ano da Rede Municipal de Ensino de Campo Largo, este projeto. A proposta vai além do jogo, porque prevê discussões com colegas e com os professores sobre as decisões e seus desdobramentos.
Escolhido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) para ser usado por estudantes de quatro escolas públicas de um programa, o Turma de Valor já está sendo implantado em colégios de Abaetetuba (PA), Barbalha (CE), Jaguarão (RS) e Marliéria (MG). O jogo foi aplicado pela primeira vez em Araucária (PR). Estudantes da Lapa (PR) também já usam o jogo em sala de aula.
Segundo o secretário municipal da Educação, Norton Nori Pooter, “a Secretaria Municipal de Educação e Cultura, percebendo a necessidade do trabalho com temas dessa natureza, especialmente na realidade que encontramos hoje em nosso país, oportunizará, o Turma de Valor para as escolas da rede municipal. Dessa forma acreditamos que a educação pautada em valores não é só mais uma metodologia de ensino, mas sim, um instrumento eficaz a serviço de quem tem como responsabilidade “ensinar”. É ainda uma forma de resgate da cidadania e também de se vislumbrar um futuro de oportunidades. A adesão ao projeto pelas escolas do município foi grande, serão 30 escolas, onde mais de 1300 alunos de 5º ano serão beneficiados”.
Para o secretário, “este Projeto ajudará as crianças no discernimento dos seus valores. Sabemos que quanto mais valores positivos forem incorporados, menos comportamentos negativos estarão presentes. Temos certeza que este Projeto fará a diferença no cotidiano das instituições de ensino de Campo Largo”.