14/03/2012
A ampliação do Programa Leite das Crianças, anunciado pelo governador Beto Richa em outubro de 2011, ainda não ocorreu.
14/03/2012
Fonte:Depcom/PMCL
A ampliação do Programa Leite das Crianças, anunciado pelo governador Beto Richa em outubro de 2011, ainda não ocorreu. Após a ampliação o programa deverá atender também as crianças até 5 anos de idade.
Segundo Edson Strapassan, coordenador do Programa Leite das Crianças em Campo Largo, a ampliação ainda não ocorreu e aguardam-se orientações da Coordenação Geral do Programa do Leite Estadual. Muitas pessoas buscam informações e, em função da necessidade das famílias, algumas aguardam com ansiedade a ampliação.
Estrutura
A responsabilidade pela ampliação do Programa Leite das Crianças é do governo estadual e só ocorrerá após sua estruturação, pois depende do aumento de fornecedores, aquisição de mais equipamentos, bem como de ampliação da rede de distribuição.
Atualmente o leite é entregue três vezes por semana, em mais de 1,3 mil escolas estaduais e outros 750 locais, entre escolas municipais, igrejas e associações. Cerca de 12 mil produtores fornecem o leite para os laticínios credenciados.
O Programa Leite das Crianças, fornece um litro de leite pasteurizado por dia para cada cadastrado. Com a ampliação, a média de crianças beneficiadas passará de 147 mil para 262 mil. Para atendê-las, o governo deveria ampliar as aquisições de leite de 52 milhões de litros para 94 milhões de litros por ano.
Atualmente, são beneficiadas crianças de até três anos de idade. Após ampliação, o leite passará a ser fornecido para crianças de até seis anos, nos municípios de baixo Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M), e de até cinco anos nos demais municípios.