24/02/2012
Campo-larguense entre os classificados no Festival Nacional Voa Viola
24/02/2012
Nélio Spréa diz estar surpreso pela classificação entre os melhores violeiros do Brasil, de acordo com o Festival Voa Viola. Ele está concorrendo com seu parceiro João Peceguini. A dupla é Tietê e Passaúna, em homenagem à cidade paulista Mineiros do Tietê onde João Nasceu e a Campo Largo, onde nasceu Nélio.
Tietê teve uma infância marcada pelas danças, modas de viola e rezas das Folias de Reis, ele traz na bagagem a sonoridade de uma região que viu nascerem violeiros como Carreirinho, Tonico e Tinoco, Angelino de Oliveira. O Passaúna foi criado nos bailes paranaenses onde a música caipira se funde com a gaúcha, intensificou seu amor pela viola nas idas ao Vale do Urucuia – MG, onde seguiu Folias de Reis sertão adentro por dez anos.
Eles se conheceram no Festival de Música Raiz de Campo Largo no ano passado. Nélio diz que gostou muito do trabalho de João e foi se apresentar a ele. Conta que se surpreendeu, pois João é um grande compositor. Desde então surgiu a parceria dos dois, que já fizeram seis músicas juntos, das quais duas foram inscritas no Festival Voa Viola. Ambos têm premiações como violeiros.
“Sabemos que é um festival muito difícil, mas a nossa expectativa está grande. Não imaginávamos a grandiosidade deste festival e o quanto está sendo importante para divulgação da dupla. Tem muitos veículos de comunicação entrando em contato”, conta Nélio, que comentou ter mais de 200 inscritos apenas de Curitiba e hoje estar entre as 24 melhores duplas de violeiros no Brasil já é uma grande vitória.
O Voa Viola é um projeto nac ional que visa mostrar a força, a variedade e o alcance que a viola tem em diferentes segmentos da música brasileira. O seu objetivo é mapear, valorizar e difundir o uso da viola no Brasil, com o desafio de trazer à luz os mais diferentes usos do instrumento – do mestre violeiro, que preserva o uso da viola na cultura popular, transmitindo-a através de gerações, ao jovem músico que ousa experimentar novos voos com o instrumento. O Voa Viola visa aproximar toda a comunidade violeira, fomentar carreiras, ampliar o público e estimular a troca de informações sobre a viola, tornando-a ainda mais popular. O projeto ganha força e dimensão com a participação de todos.
Até o dia 20 de Março está aberta a seleção para os artistas ou grupos que se apresentarão nos shows das cidades de Cuiabá, Manaus, Porto Alegre e Rio de Janeiro. A rede Voa Viola escolherá os 12 artistas que participarão dos shows por meio do aplauso, no site do festival. Para participar do processo de seleção popular, é preciso estar conectado à rede social Voa Viola. A rede estará aberta para receber novos membros que queiram fazer parte da comunidade e do processo de seleção popular para os shows. Para votar acesse www.voaviola.com.br.