24/02/2012
Folha de Campo Largo comemora o seu 23º aniversário de Fundação
24/02/2012
A defesa intransigente da verdade e a busca por justiça social, além dos ideais democráticos do seu fundador, o empresário Germano José de Oliveira, foram alguns dos “ingredientes” da criação da Folha de Campo Largo, no dia 23 de Fevereiro de 1989, quando a primeira edição desse veículo de Comunicação circulou nas bancas de Campo Largo.
O objetivo era oferecer aos campo-larguenses um espaço democrático, livre e independente, no qual todos pudessem expressar, com responsabilidade e segurança, suas opiniões, queixas, denúncias e reivindicações, em benefício da coletividade. Esta continua a ser a receita desse veículo de Comunicação, que faz a diferença, ao comemorar o seu 23º aniversário de fundação.
Fiel, desde à primeira edição, a Folha nunca se afastou, uma vírgula sequer, do seu propósito de ser um espelho da sociedade, de ser um jornal com a cara da cidade. Ao comemorar o seu 23º aniversário de fundação, a Folha entra no seu Ano XXIV com o mesmo princípio da sua criação. Esse, que é o maior e mais importante veículo de comunicação do Município, em sua história se confunde com a própria História de Campo Largo, nos últimos 23 anos.
A Folha nasceu campo-larguense e cresceu com a cidade, acompanhando suas conquistas e dissabores, suas lutas e vitórias, nesse que, pode-se dizer, é o período de maior desenvolvimento da história do Município. Nesse período ganhamos e perdemos a Tritec, a Chrysler, a TMT, mas conquistamos, definitivamente, grandes empresas como a FPT – Fiat, a Sig Combibloc, a Caterpillar e tantas outras. Nossa população mais que duplicou, geramos mais empregos e atingimos o nível dos dez mais importantes município do Paraná. E continuamos a crescer.
História
Com a cidade, a Folha também evoluiu, porque começamos com edições a cada 15 dias, e em pouco tempo, passamos a ter periodicidade semanal. Ao contrário dos jornais regionais da época, que eram distribuídos gratuitamente, as edições da Folha foram comercializadas, desde à primeira edição, nas bancas de jornais e revistas, panificadoras e mercados, o que garantiu uma circulação sólida e maior credibilidade junto ao leitor.
O empresário Germano José de Oliveira, no início fotógrafo estabelecido na cidade, tomou a frente do empreendimento, em 1989, quando a ideia da fundação do jornal se firmou. Como sempre foi o seu estilo, em poucos dias ele viabilizou o projeto, colocando a primeira edição nas ruas, não por coincidência, no dia do aniversário da cidade.
Em cada edição, a Folha foi conquistando mais e mais leitores e admiradores, graças à sua linha editorial pautada na abordagem forte dos assuntos, com imparcialidade e determinação. Esse perfil foi responsável pelas conquistas do veículo, que logo se transformou no mais importante fórum de discussão dos principais assuntos da cidade. Ao longo da sua história, a Folha levantou inúmeras bandeiras e conquistou a preferência e a credibilidade do leitor, que guarda ainda hoje.
A Folha viveu, nesse período, épocas de dificuldades e transformações da cidade. Muitas vitórias foram comemoradas, nesse período. Mas as conquistas não são suas, são dos campo-larguenses que souberam, através das suas páginas, exigir dos governos municipais, estadual e federal, os seus direitos. A Folha apenas se orgulha de, em todas estas lutas, estar, sempre, à frente, defendendo as reivindicações da população, mostrando os erros, apontando soluções, mesmo contra a opinião de quem quer que estivesse no Poder.
Os mesmos princípios de Independência, Imparcialidade, Profissionalismo, Ética e Justiça, que lhe deram origem, a Folha consolidou, ao longo dos últimos 23 anos, como o seu DNA. Nesta Quinta-feira, de 23 Fevereiro de 2012, ao comemorar, junto com os seus colaboradores, anunciantes e leitores, o seu 23º aniversário de fundação, a Folha renova a mesma coragem, determinação e expectativa que nortearam a sua primeira edição, rumo a um futuro ainda melhor.
Hoje, quando se consolida mais uma importante conquista, a Folha comemora também o sucesso da sua versão eletrônica na Internet, através do site folhadecampolargo.com.br., onde os campo-larguenses, em todo o planeta, acompanham, em tempo real, o dia-a-dia da sua cidade. A Folha, como os seus leitores, anunciantes e colaboradores, estão, portanto, de parabéns, por esta importante data.