17/02/2012
A campanha, a qual é uma extensão da lançada pela Secretaria de Estado da Saúde “Carnaval e folia com prevenção é só alegria” , está sendo realizada em
17/02/2012
Profissionais da Secretaria Municipal de Saúde surpreenderam os demais servidores púplicos da prefeitura com a campanha de prevenção à Aids pré-carnaval. As servidoras entregaram de mesa em mesa panfleto educativo sobre os riscos de doenças sexualmente transmissiveis, com atenção especial para o virus HIV e preservativos.
A campanha, a qual é uma extensão da lançada pela Secretaria de Estado da Saúde “Carnaval e folia com prevenção é só alegria” , está sendo realizada em todas as Unidades Básicas de Saúde do Munícipio, centro administrativo da prefeitura e empresas que solicitaram material.
A campanha deste ano é direcionada aos jovens de 15 a 24 anos, que registraram grande índice de casos novos nos últimos anos. O carnaval é considerado um período de risco para a infecção por Aids e Dst’s.
Empresas que quiserem orientar seus funcionários podem entrar em contato com a equipe da Vigilância em Saúde pelo telefone 3291-5116 que será disponibilizado material.
Como se cuidar?
- Camisinhas nas relações sexuais sempre e desde o início da relação sexual.
- Se você usa drogas injetáveis, não conpartilhe agulhas, seringas e equipamentos de diluição. Use sempre agulhas e seringas descartáveis.
- Se você tiver sintomas como feridas, verrugas e corrimentos pelos ânus, vagina ou no pênis procure o serviço de saúde mais próximo. Esses podem ser sinais de doença sexualmente transmissíveis (DST).
- Todas as gestantes de fazer o exame de HIV. É um direito da mulher e evita que o bebê seja contaminado.
- Aprenda a usar corretamente a camisinha. Além de previnir DSTs e gravidez, ela pode ser um instrumento de prazer.
- Com o efeito do alcoo e de outras drogas você pode acabar esquecendo de usar a camisinha. Não deixe isso acontecer.