Quarta-feira às 29 de Outubro de 2025 às 05:58:14
Geral

Centro de Atendimento Psicossocial atende há 6 anos em Campo Largo

Centro de Atendimento Psicossocial atende há 6 anos em Campo Largo

17/02/2012

No dia 17 de fevereiro, o Centro de Atendimento Psicossocial (CAPS II), comemora seis anos de funcionamento. O CAPS II foi implantado em Campo Largo em 2006 pela psicóloga e atual secretária de Saúde Chrystiane Chemin.
“Desenvolvemos um trabalho em conjunto para o tratamento da saúde mental”, afirmou Chrystiane. Segundo a secretária de Saúde, o CAPS realiza seus trabalhos através de grupos e oficinas terapêuticas, atendimento de apoio aos familiares e visitas domiciliares.
“Temos uma equipe multidisciplinar”, comentou Chrystiane, segundo ela composta por psiquiatria, psicologia, enfermagem, serviço social, terapia ocupacional e oficineiros.
O coordenador de Saúde Mental Dr. Arieno Lorenzetti explicou que todos os pacientes passam por triagem inicial com um técnico e consulta psiquiátrica. “Após discussão com a equipe são inseridos em oficinas ou grupos terapêuticos”, disse Lorenzetti.
“As oficinas terapêuticas são atividades artesanais”, comentou Dayane Alves que é coordenadora do CAPS II. Segundo Dayane, eles recebem orientação de duas oficineiras e supervisão de um terapeuta ocupacional. “O objetivo das oficinas é trabalhar a socialização com o paciente, diminuição da ansiedade, auto controle, memória, coordenação motora, dentre outros”, finalizou a coordenadora.
Além do CAPS II, em Campo Largo também funciona o CAPS AD e está em fase de implantação o CAPS ID. O AD atende pessoas com dependência química e o segundo atenderá crianças de até 13 anos. “Estamos firmando uma parceria com o Hospital Infantil”, afirmou a secretária de saúde.
Os encaminhamentos são realizados através das Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Hospitais Psiquiátricos. O CAPS II funciona de segunda a sexta-feira das 8h às 11h30 e das 13h às 17h. Está localizado na Rua Francisco Xavier de Almeida Garret nº 1.360.