16/02/2012
Campo Largo está prestes a receber a nova Central de Triagem de Materiais Recicláveis.
16/02/2012
Campo Largo está prestes a receber a nova Central de Triagem de Materiais Recicláveis. A obra, parceria da prefeitura e do Ministério das Cidades, está em fase de conclusão e a Prefeitura aguarda a liberação da Licença Ambiental definitiva e compra de alguns itens para inicio das atividades. A Central é localizada no bairro Rivabem e teve investimento total de R$ 634.883,97.
De acordo com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, o principal objetivo da Central de Triagem é proporcionar melhores condições de trabalho aos catadores de materiais recicláveis que hoje fazem coleta porta-a-porta e dependem dos barracões de 'atravessadores' para separar e vender seu material. Além disso, a Central de Triagem servirá como nova sede da Associação Unidos da Reciclagem (ASSUR), a qual existe desde 2008. “ Irá oferecer um espaço mais amplo para o recebimento e segregação do material reciclável”, explica o Secretário Municipal de Meio Ambiente, Fabiano Andreassa.
A Central conta com um amplo barracão de 600m2 e será equipado com prensas, esteira, elevador elétrico, balanças, moedor de cacos, já possui baias de separação. Também haverá refeitório, cozinha com despensa, vestiários masculino e feminino, banheiro para deficientes físicos, escritório. A Prefeitura fará um termo de sessão de uso do espaço e maquinário, “tudo isso para melhor atender os catadores de materiais recicláveis”, relata Andreassa.
Hoje a demanda do município não é suprida pelos atuais barracões de recepção. Com o novo espaço adequado e equipado conseguirá melhorar a qualidade da coleta seletiva.