Terça-feira às 28 de Outubro de 2025 às 08:31:33
Geral

Melancia

10/02/2012

Balsa Nova produz grande safra de Melancia de ótima qualidade
 

Melancia

10/02/2012

Melancia, Pepino, Tomate, Abóbora, Milho, Feijão, Pêssego e Uva são alguns dos alimentos produzidos no Rodeiozinho, Balsa Nova, pelo agricultor Tomaz Lech (61), e seus familiares. Mas a grande safra da época é a de Melancia, que é cultivada numa área de 2,5 alqueires, dos 11,5 da propriedade. São cerca de 100 toneladas que Thomaz comercializa na vizinhança e em Campo Largo.

Dá muito trabalho, as melancias são grandes e precisam ser colhidas na hora certa, levadas aos pontos de venda e consumidas em poucos dias, quando o sabor é perfeito. Doces, as melancias são vendidas por peça, de três a cinco reais cada, as menores, ou por peso, ao custo de R$ 0,50 o quilo, as maiores. “Vendo aqui mesmo, em frente de casa”, explica Thomaz, que montou uma grande banca à sombra de uma árvore, onde passa boa parte do dia.

Colheita

As melancias do Thomaz estão sendo colhidas desde meados de Janeiro e prossegue até o final de Fevereiro uma safra boa, segundo ele, porque não choveu. “Se chove nessa época, estraga”, explica, enquanto parte uma das melancias do tipo Top-gum, de sementes holandesas, apesar da variedade ser chinesa. São melancias de casca fina, muito vermelhas e com pouca semente, além de serem muito doces.

Em outra área de produção da família, no pé da Serra de São Luiz do Purunã, Tomaz também produz melancia, mas no modo orgânico, sem adubação química e sem defensivos. “É uma melancia mais difícil de produzir, mas o resultado é melhor”, explica ele que está prestes a iniciar a colheita da safra de orgânicas.

Quem quiser pode dar um passeio no Rodeiozinho, e experimentar a doce fruta produzida pela família de Thomaz Lech, pagando apenas R$ 0,50 o quilo.