10/02/2012
Termina greve e bancos voltam a funcionar normalmente
10/02/2012
Até esta sexta-feira (10) a previsão era de que todos os caixas eletrônicos voltassem a funcionar normalmente, já reabastecidos de dinheiro. Todos os vigilantes de transporte de valores do Paraná retornaram ao trabalho na quarta-feira (8). A decisão foi tomada em assembleia dos trabalhadores da categoria na tarde desta terça (7), e deu fim à greve que começou no dia 1º de fevereiro. O impasse que resultou na greve destes trabalhadores estava relacionado ao reajuste salarial da categoria. Durante a greve, os caixas eletrônicos e as agências bancárias tiveram restrições de saques, e chegou a faltar dinheiro em alguns postos de atendimento.
A situação estava tumultuando os bancos em toda região. Em Campo Largo, clientes saíam revoltados por não conseguirem retirar dinheiro nos caixas eletrônicos e as filas para os caixas convencionais chegavam a ficar fora das agências. Quem precisava retirar dinheiro já tentava ir cedo aos bancos para tentar evitar um pouco as filas.
Reivindicações
Os vigilantes não desistiram da proposta de aumento salarial e de vale-alimentação, que foi rejeitada pelos empresários do setor, mas optaram por aguardar trabalhando a decisão do Tribunal Regional do Trabalho sobre o dissídio. O Sindeesfort-PR pediu um aumento acima da inflação, de 13%, além da inclusão do adicional de 30% por risco de vida no 13º salário de nas férias. Além dos seguranças de carros-fortes, os tesoureiros, que fazem a montagem de malotes e contagem de dinheiro, também aderiram à paralisação em busca de maiores salários.
Também na tarde desta terça, a Justiça havia determinado o retorno às atividades de pelo menos 50% da categoria. Segundo o presidente do Sindicato dos Vigilantes de Transporte de Valores do Paraná, Paulo Sérgio Gomes, o caso já foi encaminhado para ser julgado e ficar parado até o julgamento não adiantaria nada.