03/02/2012
Festa do Milho terá mais de cinco mil pamonhas doces e salgadas
03/02/2012
Um grupo de dez pessoas está produzindo mais de cinco mil pamonhas, para a Festa do Milho, que tem início nesta Sexta-feira, em Balsa Nova. A Reportagem da Folha foi conferir o trabalho, na última Segunda-feira (30), na propriedade do produtor Ulara Iwasaki, no Campo do Meio. As pamonhas são deliciosas e serão vendidas na festa ao preço de R$ 4,00 cada.
Todo o trabalho mais difícil, e que requeria um grande número de pessoas, agora é feito com ajuda de uma máquina que custou R$ 1.800. Nela são colocadas as espigas já previamente descascadas e limpas e em segundos a polpa do milho sai por uma extremidade e o sabugo por outro. Em seguida a polpa é levada para as mulheres, que temperam, enchem as palhas e cozinham as pamonhas.
Limpeza
O que chamou a atenção foi a limpeza do local, o trabalho realizado seguindo-se as recomendações do Manual das Boas Práticas para Produção de Alimentos. Todos os envolvidos na produção utilizavam luvas, toucas e seguiam rígido controle de qualidade de produção. As pamonhas prontas são, em seguida resfriadas e conservadas em freezer, até o dia da festa. Os consumidores terão, nos três dias da festa, pamonhas quentes, com a mesma qualidade das produzidas na hora.