Quarta-feira às 29 de Outubro de 2025 às 06:03:33
Geral

Vandalismo e fortes chuvas causam problemas no fornecimento de energia

Vandalismo e fortes chuvas causam problemas no fornecimento de energia

12/01/2012  Fonte: Prefeitura da cidade de Campo Largo

No último fim de semana uma sequência de problemas afetou o fornecimento de energia em vários pontos da cidade, conforme dados da Companhia Campolarguense de Energia – Cocel. Durante a chuva de granizo de sexta-feira várias descargas atmosféricas atingiram a rede e causaram o desligamento da energia nos bairros Jd. Guarany, Centro, Vila Otto, Vila Solene, Jd. Itália, Jd. Pe. Anchieta, Rondinha e bairros próximos. Na região do Botiatuva uma árvore caiu sobre a rede e os reparos duraram mais de seis horas.
      Na manhã de sábado, um ato criminoso causou o desligamento - um balão atingiu a rede e causou o curto-circuito. Um dos principais entroncamentos de rede que abastece os bairros Ouro Verde, Jd. Busmayer, Ferrari, Jd. Social, Lot. Saad, Lot. Andreassa, Jd. Helvídia, Lot. Rivabem, Guabiroba, Lot. Iara, Retiro e Felpudo foi danificado. Mais de seis mil consumidores ficaram sem energia por 25 minutos devido a este incidente. De acordo com a Lei 9.065 soltar balões é considerado crime ambiental, com pena prevista de até três anos de reclusão ou pagamento de multa.
      Já no fim da tarde foram as fortes chuvas que não deram trégua às equipes de plantão da Cocel. Em vários pontos cabos de distribuição partiram devido a queda de galhos em cima da rede. Os bairros mais afetados foram Partênope. Jd. Tropical, Campina, Três Rios e arredores. O fornecimento de energia somente foi normalizado em algumas destas regiões à noite.
      No interior do município, onde as chuvas foram ainda mais intensas, cinco postes da rede principal quebraram e precisaram ser substituídos. Devido a dificuldade em fazer a substituição dos postes e todos os reparos na rede, algumas localidades tiveram o fornecimento de energia restabelecido vinte horas depois. Os problemas atingiram consumidores de Bateias, Três Córregos, Árvore Alta, São Pedro, São Silvestre, Lageado, Santa Cruz, Taquara, Jacuí, Ribeira e Sete Saltos.