30/12/2011
Em 1978 foi disputada a 15ª Taça Paraná de futebol amador como sempre o patrocínio e organização da Federação Paranaense de Futebol e a Liga Campolarguense foi representada pelo campeão o Fanático F.C.
Naquele ano foram 39 equipes participantes que foram divididas em grupos de nove em cada grupo.
O Fanático na primeira fase fez parte do grupo VIII junto com o Lapa FC (da Lapa) União São Roque (Piraquara) e Viação Colombo FC (Colombo) e time campo-larguense passou para a segunda fase.
Nesta segunda fase o Leão da Baixada teve como adversário a fortíssima equipe do Ipiranga FC de Curitiba e venceu os dois jogos 2 X 1 em Curitiba e 1 X 0 Campo Largo.
Na 3ª fase o Tricolor teve como adversário a equipe do Ferroviário de Jaguaraíva com duas vitória 7 a 0 aqui na baixada e 4 a 1 em Jaguariaíva.
Na fase final com jogos de Ida e Volta o Fanático jogou com a Loandense e Formosa do Oeste.
Foram estes os resultados Fanático 3 X 1 Loadense-Formosa 1 X 1 Fanático e o jogo final no então estádio dos Eucaliptos vitória do Leão por 3 X 2.
A equipe campeã tinha como time base Roberto, Miro, Adriano, Guatambu, Pedroca, Zézo, Hildo, Inha, Laurinho, Douglinhas, Darci, Vermelho, Ivo, Xixo e Bate Estaca.
E no dia da entrega das faixas na baixada foi tirada a foto que esta ilustrando e deu origem a esta matéria e que pertence ao álbum de recordações do José Wolski (Zézo) mostra o Hildo Afonso (de saudosa memória), Atílio Gionédis (Tico) presidente do Internacional e José Wolsi (Zézo).
Isto mostra como o futebol campolarguense por algumas décadas era unido quando a disputa era o nível estadual.
A diretoria do Fanático de 1978 convidou o Tico para fazer parte da entre de faixas e ao agraciando com uma delas.
Vale aqui também lembrar que em 1980 quando Internacional foi campeão da Taça Paraná o presidente do Fanático Gastão Xavier Kuster também foi convidado pelo Tico que era presidente do Tigre e foi também agraciado com uma faixa.
Nosso melhor agradecimento ao prezado amigo grande desportista e colab orador desta coluna Zezo pelo empréstimo da foto.