16/12/2011
Momento de reunir a família em uma mesa farta, a ceia de Natal sempre é preparada com muito amor. Não são apenas várias opções de pratos que muitas vezes são consumidos especialmente no Natal, mas são os gestos de carinho em pequenos detalhes na decoração da mesa.
É sempre uma ansiedade para escolher os melhores produtos para servir na ceia, mas é preciso não apenas se preocupar com o sabor e beleza dos pratos, mas também com a qualidade dos mesmos.
Segundo a nutricionista Sinara Marqueze Ribas, para obter uma alimentação de qualidade, é importante manter o equilíbrio dos alimentos. Ela diz que nessa época costuma-se usar muito frutas secas, cristalizadas e as oleaginosas no cardápio. Frutas e hortaliças possuem fibras solúveis e insolúveis que melhoram o trânsito intestinal. As oleaginosas - amêndoas, nozes, castanhas - são fonte de Ômega 3, proteína, vitamina E, magnésio, zinco e selênio.
As carnes mais indicadas, de acordo com Sinara, são a de peito de peru, chester ou frango, pois possuem menor quantidade de gordura e diminuem o risco de doenças cardiovasculares. A dica é temperá-las com muitas ervas, alho e cebola, pois a utilização de temperos naturais e azeite de oliva nas preparações salgadas são de extrema importância devido a muitos benefícios que ambos apresentam. Temperos naturais apresentam ação destoxificante, antioxidante e anti-inflamatória. O azeite de oliva contém ácidos graxos monoinsaturados que têm ação hipotensora, anticarcinogênica e aumentam a atividade dos receptores de LDL (colesterol bom).
Ela orienta que o tradicional arroz branco seja substituído pelo arroz integral, que é rico em fibras solúveis e insolúveis e possui ação antioxidante.
Nas próximas páginas, receitas deliciosas e nutritivas, cedidas pela nutricionista, que irão deixar sua ceia mais saudável e gostosa.