14/12/2011 Fonte: Prefeitura da Cidade de Campo Largo
A partir do dia 18 de dezembro os 50 jovens que fazem parte da Guarda Mirim de Campo Largo serão oficialmente guardas mirins. Esta será a primeira formatura do projeto no município e promete ser emocionante. Neste dia, os formandos irão marchar pelo calçadão da Rua XV de Novembro em direção a Praça Getúlio Vargas, local da solenidade. Eles irão receber das mãos do prefeito Edson Basso a boina simbólica da corporação e do Secretário de Segurança Benedito Facini o diploma de formatura.
Segundo o instrutor da Guarda Mirim, GM Cordeiro, os jovens estão encerrando os últimos módulos do treinamento teórico e prático, o qual incluiu os temas: Ordem Unida (marcha, coordenação motora e disciplina), Campanha de Combate às Drogas, Estatuto da Criança e do Adolescente, Educação Ambiental, Código Penal, Higiene Pessoal, Acidentes Domésticos, Acidentes de Trânsito, Acidentes na Escola, Primeiros Socorros e Teatro. Além das oficinas pedagógicas, de informática, de idiomas, profissionalizantes e de esportes.
A estudante Jaíne Lima dos Santos tem 13 anos e afirma estar realizada em poder participar da Guarda Mirim. “Depois que eu entrei tudo mudou, aprendi muita coisa, estou conhecendo pessoas novas, no futuro quero ser uma Guarda Municipal”, declarou.
De acordo com a Associação dos Guardas Municipais de Curitiba, o projeto “Guarda Mirim” visa integrar crianças, adolescentes e pais, trabalhando a hierarquia e a disciplina, promovendo a valorização pessoal e da comunidade. Ainda, segundo a associação, a Guarda Mirim também proporciona aos jovens condições para que eles participem de forma ativa e construtiva na sociedade, a fim de minimizar a exclusão social em que vivem.
A Guarda Mirim de Campo Largo foi apresentada oficialmente à população no desfile cívico de setembro. O projeto é desenvolvido pela Secretaria Municipal de Segurança com o apoio do Provopar municipal e pretende garantir ao jovem vulnerável à criminalidade o apoio adequado ao seu desenvolvimento. Para o Secretário Municipal de Segurança, Benedito Facini, a implementação da Guarda Mirim evita que muitos jovens ingressem na marginalidade. “É uma política social adequada ao amparo do jovem em situação de risco”, afirma.
MAIS TURMAS
Facini adiantou que a Prefeitura prevê, para o ano de 2012, abrir uma turma com 100 jovens no primeiro semestre e outros 100 no segundo semestre. Outra novidade é o início de uma turma de Guarda Pré Mirim, com crianças de 9 a 11 anos.