13/12/2011
Produtores do PR participam de leilão dos melhores cafés nacionais
13/12/2011
Fonte:G1.com
Dois produtores paranaenses vão participar do leilão eletrônico dos melhores cafés do Brasil, segundo o governo do Paraná. Os lances são feitos pela internet até a próxima segunda-feira (19). Esses produtores foram classificados no Concurso Nacional de Qualidade do Café, promovido pela Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic).
De acordo com a nora oficial, “no concurso da Abic deste ano, o Paraná ficou com o segundo lugar na categoria de café natural, com o produtor Ademir Antonio Rosseto, do sítio Santa Luzia, de Mandaguari, na região Norte. A produtora Shige Kuwano Sera, do sítio Serinha I, de Congoinhas, foi classificada em quarto lugar na categoria cereja descascado”.
Ainda segundo o governo, “a tendência do leilão é pagar em torno de 50% acima das cotações da Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F). Se um café fino, de boa qualidade, está cotado em torno de R$ 500 a saca no mercado, no leilão da Abic os cafés classificados podem sair em torno de R$ 800” – com cálculos secretário executivo da Câmara Setorial do Café da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Paulo Franzini.